Mike Krieger, um dos fundadores do Instagram, está de casa nova. Depois de sua mais recente empreitada chegar ao fim em janeiro — o app de notícias personalizadas Artifact —, o executivo está se juntando à Anthropic, como o primeiro diretor de Produto (CPO) da rival da OpenAI.
Em comunicado, a companhia afirma que Mike supervisionará os esforços de engenharia, gerenciamento e design de produtos da Anthropic, enquanto a empresa trabalha para expandir suas soluções e levar a Claude, sua tecnologia de IA generativa, para um público mais amplo. O novo CPO também será responsável pelos serviços, assinaturas e softwares corporativos da Anthropic.
“Há muito tempo admiro o foco incansável da Anthropic na construção de sistemas de IA capazes e confiáveis que capacitam os humanos e expandem o que é possível com a tecnologia”, afirmou Mike. “Estou entusiasmado por me juntar à equipa excecional da Anthropic e fazer parceria com eles para conceber e dimensionar produtos transformadores como o Claude. O potencial da IA para impactar positivamente o mundo é imenso, e acredito que a Anthropic tem o talento, os princípios e a tecnologia para ajudar a concretizar esse potencial”, acrescentou.
O CEO da Anthropic, Dario Amodei, acrescentou: “Mike é um engenheiro, construtor e líder de classe mundial. Sua experiência no desenvolvimento de produtos intuitivos e experiências de usuário será inestimável à medida que criarmos novas maneiras de as pessoas interagirem com a Claude, especialmente no local de trabalho. Temos a sorte de acrescentar a visão e a experiência de Mike à nossa equipe de liderança.”
A contratação de Kriger ocorre dias depois que a OpenAI apresentou uma experiência mais conversacional e refinada para o ChatGPT, e depois que o Google apresentou uma prévia das principais atualizações de sua tecnologia de chatbot Gemini, em sua conferência anual Google I/O. Ao que tudo indica, a Anthropic também está interessada em entrar agressivamente no mercado de consumo e acredita que Krieger é a pessoa certa para isso.
Trajetória de Mike Krieger
Antes de fundar o Instagram, Mike trabalhava em um projeto chamado Meebo (um provedor de serviços de mensagens instantâneas), quando soube que Kevin também estava criando algo, um protótipo chamado Burbn, app que mesclava geolocalização com compartilhamentos de fotos. Ambos deixaram o Instagram em 2018, vários anos depois que a Meta (então Facebook) adquiriu a plataforma por US$ 1 bilhão.
Ele e Systrom então se uniram para lançar a Artifact em janeiro de 2023, com o objetivo de desenvolver sistemas de recomendação para agregar e sugerir artigos de notícias, tópicos e autores, permitindo curtidas e comentários sobre os conteúdos. Uma espécie de “TikTok das notícias”.
No entanto, o negócio não vingou, durando apenas um ano. Inicialmente, a Artifact anunciou que encerraria suas operações no início de 2024, mas, em abril, foi adquirida pelo Yahoo por uma quantia não revelada. Após a aquisição, Krieger trabalhou ao lado de Systrom prestando consultoria, trabalho este que agora chega ao fim.