A Copa do Mundo do Catar começou neste domingo (20), e a sportstech Rei do Pitaco quer aproveitar o maior evento futebolístico do ano para fechar 2022 com chave de ouro, depois de acelerar com um aporte de R$ 180 milhões.
O cheque veio no começo do ano, em uma rodada série A liderada pelo fundo americano D1 Capital Partners e co-liderada pelos fundos Kaszek, Bullpen Capital e Left Lane. Também entraram no negócio dois sócios da DST Global – Tom Stafford e Nick Brito – e a Globo Ventures.
“2022 tá sendo um ano super positivo, e após o aporte investimos agressivamente em marketing e produto, inclusive patrocinando campeonatos nacionais”, afirma Matheus Favato, head de marketing do Rei do Pitaco. Segundo o executivo, a plataforma já bateu cerca de 3,5 milhões de downloads.
Este é um número que faz frente a outro nome famoso nos fantasy games brasileiros, o Cartola, que conta com o apoio da Rede Globo e acumulou mais de 2 milhões de usuários ativos apenas no começo no Campeonato Brasileiro de 2022. Segundo dados de outros anos, o número de times ativos na plataforma do Cartola chegava a mais de 8 milhões.
No caso do Rei do Pitaco, Matheus afirma que a base de usuários cresceu cerca de 5 vezes de 2021 para 2022, pulando de um montante de R$ 20 milhões em prêmios nas suas ligas para mais de R$ 100 milhões. A agora a Copa chega para reforçar estes indicadores. “Já estamos com a liga da estréia do Brasil na Copa aberta e ela já parte com um prêmio de R$ 1 milhão para os participantes”, afirma o head de marketing.
Esta será a primeira Copa do Mundo para o Rei do Pitaco, que surgiu em 2019, fundado pelos amigos paraibanos Mateus Dantas e Kiko Augusto, com a ideia de criar “bolões” de aposta em futebol.
Hoje a oferta da empresa ainda é focada no esporte bretão, mas diferentemente do Cartola, que tem só o Brasileirão, ela abrange diversas ligas diferentes, do futebol masculino nacional e internacional até o Brasileirão feminino. “Em termos de ligas de tiro curto, conseguimos nos projetar ainda mais”, explica Matheus.
Ao falar de bolões de tiro curto, a Copa é vista pelo Rei do Pitaco como um forte atrativo até para quem não é entusiasta dos fantasy games, o que pode aumentar os downloads durante o evento no Catar. “A Copa é um momento quando o futebol extrapola a base de usuários. Estamos com uma alta expectativa”, completa Matheus, apesar de não dar números específicos sobre o aumento de usuários.