Com a proposta de entregar projetos de decoração de interiores mais rápidos e acessíveis à população, a startup La Decora aposta em tecnologia e metodologias próprias para se destacar no mercado. Fundada em 2016, a empresa criou um software B2B2C para empresas e pessoas físicas criarem projetos de decoração online de forma personalizada e descomplicada.
“A La Decora surgiu para democratizar os projetos de decoração”, diz Luciana Mendes, presidente e cofundadora da empresa. Ela explica que a ideia para o negócio surgiu depois de uma análise aprofundada do mercado. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), mais de 80% das pessoas não contratam um profissional para fazer a reforma. “Percebemos que os clientes não estavam mais dispostos a gastar muito dinheiro com a decoração de interiores”, explica Luciana.
Para criar a startup, ela se juntou com Gabriela Accorsi. As sócias são arquitetas há mais de 15 anos e se conheceram em Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde fica a sede da La Decora. A companhia usa tecnologia em todas as frentes que não necessitam de intervenção humana para a produção do projeto.
“O cliente preenche um questionário gamificado para que a gente descubra seu estilo e preferência de decoração”, explica Luciana. O usuário envia fotos do local que deseja decorar e as medidas básicas e, com base nos resultados, o time de arquitetos da empresa cria um projeto 3D em até cinco dias, direto na plataforma. Com a tecnologia, a empresa diz entregar projetos 15 vezes mais rápidos e 80% mais econômicos do que os feitos da forma tradicional.
Modelo de negócio
A companhia anunciou com exclusividade ao Startups que cresceu 40% no primeiro semestre de 2021. Em números mais específicos, isso significa que o faturamento da empresa agora gira em torno de R$ 300 mil. Mais de 1.120 projetos foram vendidos de janeiro até o início de agosto, distribuídos entre suas 19 white labels.
Segundo Luciana, o crescimento foi motivado pelas vendas do mercado B2B no setor de construtoras e incorporadoras. “Tivemos uma abertura bem grande desse setor. A La Decora já atuava nessa frente, mas o setor ainda não entendia totalmente a proposta”, pontua. Para se aproximar do mercado, as empreendedoras participaram de feiras e eventos de construtechs pelo país.
O negócio começou com o intuito de atender o B2C, mas decidiu ampliar o leque após uma aceleração no Founder Institute, em São Paulo. “Fomos muito questionados de estar fazendo um serviço de decoração para um mercado ainda muito incipiente no Brasil. Uma forma de ganhar escala foi trazer o nosso produto pro modelo B2B2C, entregando projetos também para empresas”, explica Luciana. Hoje a La Decora atende marcas e indústrias do varejo, profissionais de arquitetura e decoração, incorporadoras e imobiliárias de todo o Brasil. Um dos clientes é a Tok&Stok, gigante varejista de móveis e decoração.
O que também deu uma turbinada nos negócios foi a recente parceria com a RE/MAX Brasil, maior rede de franquias imobiliárias com atuação no país. Juntas, elas lançaram a RE/MAX Decora, uma plataforma que atende seus clientes com a possibilidade de decoração online. “Quando surgiu a parceria, nos surpreendemos com a quantidade de franquias que eles têm e com a possibilidade de utilização do nosso produto”, considera Luciana. A RE/MAX tem aproximadamente 550 franquias no país.
A startup, que vinha crescendo com investimentos próprios das fundadoras, recebeu um aporte de R$ 650 mil da Potato Valley e do fundo Captal no início do ano. Os recursos foram destinados à área de marketing e comercial, além do desenvolvimento da tecnologia. Segundo Luciana, antes da rodada a empresa operava no break-even (sem lucros, nem prejuízos) por cerca de 2 anos.
Planos e projeções
“A gente olha para o nosso modelo muito mais em termos de alavancar parcerias, receita e frentes de negócio do que ficar dependente dos fundos ou das novas rodadas”, afirma Luciana. Um próximo aporte deve começar a ser estruturado no ano que vem para acelerar o crescimento, mas a empreendedora diz estar com “um olhar muito cauteloso” para o momento atual do mercado.
Sem dar muitos detalhes, Luciana adianta que, no curto prazo, a empresa vai lançar um novo produto, um banco de projetos para empresas do setor imobiliário. Para 2022, a projeção é crescer 100% as vendas. O roadmap de 18 meses inclui a venda de 500 projetos mensais.
Para a empreendedora, o diferencial da startup está na tecnologia proprietária. Ela garante que os projetos sejam entregues com o mínimo de equipe possível – o que também ajuda a empresa a segurar os gastos. Hoje a La Decora tem um time de 16 colaboradores, incluindo 4 desenvolvedores e 5 pessoas dedicadas à produção dos projetos.
“O outro diferencial é que não somos e nunca fomos um marketplace de decoração. Temos uma equipe interna treinada que faz os projetos de decoração de acordo com a nossa metodologia para que eles sejam feitos mais rápidos e com o suporte da plataforma”, conclui Luciana.