
A startup de dados para empresas Indicium acaba de anunciar a fusão com a britânica Mesh-AI para a criação de uma consultoria especializada em dados e IA com presença global. Fundada em Santa Catarina em 2017, a Indicium abriu escritório em Nova York em 2024, menos de dois meses após a startup anunciar a sua chegada à capital paulista, com a inauguração de um espaço na Faria Lima. A fusão é apoiada pela Columbia Capital, fundo investidor das duas companhias.
A Indicium AI, gerada a partir da fusão, vai dedicar sua operação à transformação empresarial com IA, combinando engenharia de ponta, frameworks proprietários e parcerias com líderes tecnológicos, para atender empresas globais e companhias Fortune 500 em todos os estágios de maturidade digital.
“O mercado global de IA corporativa vive um ponto de inflexão. A união entre Indicium e Mesh-AI combina profundidade técnica, presença global e uma cultura centrada em resultados de negócio”, diz Matheus Dellagnelo, cofundador e CEO da Indicium, que agora passa a ocupar o posto de CEO Américas da Indicium AI.
Os demais cofundadores da Indicium seguirão na nova empresa atuando em papéis estratégicos nas áreas de inovação, tecnologia e crescimento global.
A Indicium AI será liderada globalmente por Kelly Manthey, ex-CEO da Kin + Carta. Jacob Parsons, CEO da Mesh-AI, atuará como CEO Europa da nova empresa. Ambas as marcas seguirão operando de forma independente até o lançamento oficial da nova marca Indicium AI, previsto para o primeiro trimestre de 2026.
Segundo Matheus, o foco agora é expandir a presença nas Américas e na Europa, onde a empresa já observa forte demanda por soluções de dados e IA em larga escala.
Em setembro deste ano, a Indicium divulgou que recebeu um investimento de valor não revelado da Databricks Ventures, braço de venture capital da Databricks, empresa de dados e IA. As duas companhias vinham atuando juntas desde 2017, com projetos como a modernização de plataformas de dados e desenvolvimento de soluções de IA para marcas como Burger King, PepsiCo e Volvo.
Em comunicado, a Incidium informou que nova companhia seguirá colaborando com líderes tecnológicos como a própria Databricks, além de Microsoft, AWS, OpenAI e Anthropic.
A startup vem numa trajetória ascendente, tendo atingido o breakeven depois do primeiro ano de operação e atraindo desde os primeiros anos clientes como a Fundação Bill e Melinda Gates, Hyland, Reps & CO, Burger King e Stellar.