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Atividades seguem normalmente e estamos abertos ao diálogo, diz Abstartups

Em documento publicado na sexta-feira (19), associação fala sobre recentes acontecimentos - incluindo demissões e atraso de pagamentos

Abstartups
Foto: Reprodução

Passadas duas semanas desde a demissão de 30% de seu quadro, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) deu as caras para falar de seu atual momento e das medidas que estão sendo tomadas para enfrentar o atual cenário de turbulência global que afetou suas operações. No dia 5, o Startups noticiou a demissão de 16 pessoas da equipe e também informações sobre atrasos no pagamento a parceiros.

“Reforçamos que todas as atividades da Abstartups estão sendo conduzidas normalmente, e que estamos sempre abertos e à disposição para dialogar, ouvirmos sugestões de melhoria, tanto em nossos processos quanto relativo à nosso processo de comunicação, e esclarecermos quaisquer eventuais dúvidas, para o bem do ecossistema brasileiro”, diz a instituição em uma carta de 3 páginas publicada em seu Portal de Transparência na última sexta-feira (19).

No documento, a Abstartups diz que a Triven, que presta serviços de gestão financeira para o crescimento estruturado de startups, está no processo de remodelação financeira da Abstartups desde abril deste ano. No material, a instituição também diz que no dia 11 de maio iniciou o pagamento das mentorias em atraso e que a previsão é que a situação seja integralmente regularizada em até 30 dias.

A informação sobre os atrasos foi apurada pelo Startups junto a pessoas com conhecimento do assunto. Quando a notícia sobre as demissões foi publicada, a Abstartups não fez menção a isso em comunicado enviado ao Startups. Na época a instituição informou apenas que a decisão de reduzir o quadro tinha sido tomada “em meio ao atual cenário econômico global, que afeta, também, o ecossistema de startups”. A associação ressalta que ofereceu um pacote de benefícios adicional e auxílio na recolocação das pessoas impactadas.

O Startups apurou que com o contexto econômico negativo, a associação não conseguiu bater sua meta de arrecadação junto a patrocinadores, o que pressionou as contas no começo do ano e levou aos ajustes.

Reações inflamadas

As notícias de demissões e atraso de pagamentos desencadearem uma grande movimentação por parte de algumas comunidades e associados, que expressaram suas preocupações e descontentamentos com a Associação por meio de uma carta aberta. “Temos testemunhado uma série de denúncias graves de irregularidades e falta de pagamento de fornecedores, além da perda do patrocínio de alguns dos principais mantenedores da Abstartups. Esses acontecimentos abalaram profundamente a confiança dos empreendedores e colocaram em xeque a integridade e transparência desta instituição”, diz o texto.

O documento exigia esclarecimentos por parte da instituição, questionando se a Abstartups estava falida, qual era a verdadeira situação financeira da entidade, o status da parceria com o Sebrae, a razão para o atraso dos pagamentos dos mentores, entre outros pontos. Outra questão levantada era que as demissões afetaram principalmente a região Nordeste, onde a instituição realizará o evento NEon em parceria com o Sebrae, em junho. “Quais medidas efetivas serão tomadas para conter ou amenizar os danos causados a essa região? Como ficam os eventos e ações que estavam planejadas e em planejamentos?”, questiona o texto.

Solicitava-se também que a Associação apresentasse um plano de ação concreto para lidar com essas questões, garantindo que todos os débitos sejam quitados e que medidas fossem tomadas para evitar a repetição de tais problemas no futuro. Até a publicação desta reportagem, 271 assinaturas tinham sido firmadas no site da petição.

Respostas da Abstartups

Em relação ao NEon, previsto pelo convênio entre Sebrae e Abstartups, a entidade afirma que as instituições refizeram, em comum acordo, as suas participações no evento. “Toda a transição de contrapartidas previstas com os embaixadores no âmbito do NEon está sendo tratada pela Abstartups e o Sebrae, ao qual houve comunicação direta, por email, no dia 12/05 e reunião com os mesmos no dia 16/05”, relata o documento.

A entidade reitera o seu Portal de Transparência como um dos diversos mecanismos que possibilita comunicar e compartilhar atividades relevantes e as atas relativas às Assembleias Gerais. “Realizamos Assembleias Gerais Ordinárias periódicas para prestação de contas aos associados e mantenedores, previstas e regidas pelo nosso estatuto, e passamos, anualmente desde 2021, por auditoria externa. A Associação foi criada e é regida por um estatuto que garante o seu caráter transparente e representativo. Continuamos fortemente comprometidos em construir o ambiente ideal para as startups transformarem o país.”

A Abstartups reforça que tem um setor e programa de compliance visando a adoção das melhores práticas de governança e compliance para a instituição; além de um Código de Conduta que prevê estabelecer regras e valores que orientem as ações de todos nossos colaboradores; canal de denúncias e ouvidoria para garantir a comunicação entre os associados, parceiros e a entidade; e um canal de WhatsApp direto com o time de relacionamento para facilitar as demandas dos associados.