A agência de comunicação Ovo acaba de lançar uma frente de negócio especializada no atendimento de startups e empresas com foco em inovação, tecnologia, empreendedorismo e mercado financeiro. Batizada de Base Comunica, a nova marca nasce com o objetivo de ser a porta de entrada de empresas no relacionamento com a imprensa e a comunicação digital.
“Muitas agências buscam atender os peixes-grandes do mercado e, às vezes, quando uma startup entra ela fica meio perdida entre os leões. Na Base, ela tem a oportunidade de ser atendida com prioridade por uma agência focada em um nicho de empresas que estão no início da sua trajetória de relacionamento com a imprensa”, afirma Jader Fernandes, ex-sócio diretor da Ovo e sócio da Base Comunica responsável por tocar o negócio, em conversa exclusiva com o Startups.
“São clientes que precisam de um olhar mais atento e cuidadoso, especialmente no estágio inicial, com um parceiro que entenda a dinâmica da empresa e também da imprensa, atendendo às necessidades da companhia de forma eficiente e mais acessível”, acrescenta Jader. A Base visa gerar valor e credibilidade para companhias que estão ingressando no mercado ou que precisam de um trabalho sólido de comunicação, auxiliando seus clientes durante toda sua jornada de crescimento.
Na prática, a operação funciona como uma espécie de spin-off. “É um novo CPNJ que faz parte do guarda-chuva da Ovo, como uma agência-filha. Uma operação separada e com atuação independente, mas que soma múltiplas sinergias de trabalho”, explica Jader, que comanda o negócio com o apoio de Paula Ponzi e Roberta Scrivano, também sócias da Ovo.
Comprometida em estruturar uma estratégia de comunicação de ponta a ponta para seus clientes, a companhia é responsável pela elaboração de releases e notas, contato com a imprensa, clipping diário e divulgação de notícias. Além da atuação tradicional de assessoria de imprensa, a Base oferece serviços de produção de conteúdo multiplataforma e gerenciamento de redes sociais, além de relatórios para análise e mensuração da presença do cliente na mídia e treinamento de porta-vozes.
Construindo a base da Base
Fundada em 2017, a Ovo possui um faturamento anual de mais de R$ 15 milhões e atende clientes de grande porte como o escritório Pinheiro Neto Advogados, a gestora Kinea e a RD, dona das redes Raia e Drogasil. Trazendo consigo a bagagem da empresa-mãe, a Base abre as portas com clientes como Caju, Frente e Hashdex, que já eram atendidos pela Ovo, e dá as boas-vindas aos novos clientes NG.Cash, Comp e How2Go.
“Estamos muito animados. Com o dinheiro voltando a circular, o mercado de venture capital tende a melhorar e as startups e pequenas empresas devem voltar a olhar para o marketing e a comunicação com mais carinho”, avalia Jader. Sem revelar números ou uma projeção de crescimento, ele diz que a empresa possui planos arrojados de crescimento, mas sempre prezando por uma operação saudável e sustentável.
Uma movimentação recente da Ovo pode ajudar a impulsionar esse objetivo. Recentemente, a agência anunciou a sua fusão com a Danthi, atuando juntas sob a holding D+O Participações. A união possibilita que o potencial de escala da Base seja ainda maior ao contar com indicações de clientes que chegam da Ovo e também da Danthi, potencializando o crescimento da empresa.