A beefor, plataforma B2B para governança e gestão de equipes ágeis, acaba de levantar uma rodada seed de R$ 10 milhões. Os recursos foram investidos pela Cadmus, empresa brasileira de soluções em TI, que já havia injetado R$ 2 milhões na companhia no ano passado.
Criada em 2020, em São Paulo, a startup oferece recursos de OKR (Objetivos e Resultados-Chave), metodologia de gestão para as empresas terem uma direção clara de onde querem chegar. Além disso, é possível identificar fatores de sucesso e fracasso do negócio, estabelecer planos de melhoria contínua, fazer uma lista e priorização de tarefas e analisar tendências, gargalos e desempenho do time.
“A maioria das plataformas focam apenas no fluxo de trabalho e na produtividade. Não existe um olhar para as pessoas e a cultura organizacional. Vimos esse gargalo como uma oportunidade e começamos a testar a solução”, diz o cofundador Alex Salino. Além das ferramentas mais tradicionais, a plataforma permite que os colaboradores acessem suas demandas e registrem diariamente o seu humor. Na outra ponta, os gestores conseguem medir a satisfação dos talentos, entender o que os motiva ou atrapalha e definir planos individuais de desenvolvimento de carreira.
Com o caixa reforçado, a startup pretende aumentar os times de marketing e produtos para fomentar a aquisição e retenção de clientes. Segundo a a companhia, os negócios têm crescido de forma orgânica, mas a partir de agora terão um investimento agressivo em publicidade nas mídias digitais. Com isso, o número de usuários deve saltar dos atuais 2.500 (distribuídos em 100 empresas) para mais de 7.500 até o fim do ano.
Mercado disputado
A beefor quer aprimorar as funcionalidades da plataforma, missão que será concluída com apoio e orientação do Gartner. “Temos cerca de 6 analistas que nos ajudam a fazer a leitura correta do mercado e o posicionamento da marca em relação aos concorrentes”, explica Alex.
Encontrar diferenciais em um mercado em crescimento é um dos pontos-chave. Plataformas de gestão de times e projetos, como o Trello, a Perdoo e a Asana já oferecem recursos de gerenciamento do trabalho, criação de metas, acompanhamento do trabalho e geração de relatórios de progresso.
No Brasil, a Feedz criou uma plataforma para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores, a partir de OKRs, avaliação de desempenho, people analytics e gamificação. A Bud criou um software de gestão OKR para empresas e espera impactar 30 mil usuários em 2022. Outro produto parecido é o da Elofy, de gestão do desempenho e engajamento ágil dos times.
Para Alex, a vantagem da beefor está na união da tecnologia com o olhar humano. “Estamos vivendo uma época em que colaboradores podem estar em qualquer lugar, mas, ao mesmo tempo, precisam trabalhar em equipe. As empresas tem que juntar os 2 elementos, por meio de dashboards que acompanham a evolução de maturidade dos times e a entrega”, diz o executivo.