IBM
Logo da IBM (Foto: Divulgação)

A IBM anunciou nesta segunda-feira (8) a aquisição da Confluent, empresa de infraestrutura de dados, por aproximadamente US$ 11 bilhões. O movimento reforça a estratégia da companhia de fortalecer sua oferta de computação em nuvem e sustentar operações de inteligência artificial.

Com sede em Mountain View, Califórnia, a Confluent fornece tecnologia para gerenciar fluxos massivos de dados em tempo real, uma base crítica para modelos de IA. Em comunicado, a IBM afirmou que a compra permitirá ampliar sua plataforma de dados inteligentes voltada para TI corporativa, construída especificamente para dar suporte à IA.

“Juntas, a IBM e a Confluent, permitirão que as empresas implementem IA generativa e agentes de forma mais rápida e eficaz”, disse o CEO da IBM, Arvind Krishna, em nota oficial.

A multinacional vem acelerando sua máquina de M&A para reforçar os negócios de nuvem e software, em meio ao aumento dos investimentos dos clientes na modernização de suas infraestruturas digitais. No último ano, foram pelo menos quatro aquisições: HashiCorp, Hakkoda Inc, Bluetap e agora a Confluent.

Em novembro de 2025, o CEO da IBM no Brasil, Marcelo Braga, destacou o ritmo intenso de transformação tecnológica na empresa. “A gente tem duas certezas na vida: um dia vamos deixar esse plano e vai sair a IA mais moderna essa semana”, disse durante o Zoox Data Revolution.

Segundo a Reuters, a IBM financiará a aquisição da Confluent com recursos próprios. A expectativa é que a transação seja concluída até meados de 2026, impulsione os lucros principais ajustados da big tech no primeiro ano completo após o fechamento e contribua para o fluxo de caixa livre no segundo ano.

As ações da Confluent subiram quase 44% desde 7 de outubro, informou a Reuters. O preço da oferta, de US$ 31 por ação, representa um valor cerca de 34% acima do último fechamento.