
Jony Ive, conhecido por liderar o design de produtos icônicos como o iPhone e o MacBook, está de casa nova: a OpenAI. A dona do ChatGPT divulgou nesta quarta-feira (21) que adquiriu a io Products, startup de hardware fundada pelo ex-chefe de design da Apple, em um acordo avaliado em US$ 6,5 bilhões. A transação, realizada integralmente em ações, representa a maior aquisição da história da OpenAI e marca sua entrada no desenvolvimento de dispositivos físicos voltados para inteligência artificial.
A io Products foi fundada por Jony Ive após o executivo deixar a Apple em 2019. A startup, composta por cerca de 55 funcionários, será integrada à OpenAI, enquanto o estúdio de design de Ive, LoveFrom, permanecerá independente, mas assumirá a direção criativa dos projetos da OpenAI.
A notícia da aquisição teve repercussões no mercado financeiro. Por volta das 15h30 (horário de Brasília), as ações da Apple na bolsa americana de Nasdaq registravam queda de aproximadamente 2,2%, sendo negociadas a US$ 202,26. Investidores interpretaram a movimentação da OpenAI como um potencial aumento da concorrência no setor de dispositivos inteligentes, área historicamente dominada pela Apple.
A aquisição visa desenvolver uma nova geração de dispositivos que ofereçam experiências inovadoras de interação com a inteligência artificial, indo além dos smartphones tradicionais. Os primeiros produtos dessa colaboração estão previstos para serem lançados em 2026.
Em nota divulgada pela OpenAI, assinada por Sam Altman e Jony Ive, os executivos afirmam que a colaboração começou há dois anos, de forma “discreta”.
“Ficou claro que nossas ambições de desenvolver, projetar e fabricar uma nova família de produtos exigiam uma empresa inteiramente nova. E assim, há um ano, Jony fundou a io com Scott Cannon, Evans Hankey e Tang Tan. Reunimos os melhores engenheiros de hardware e software, os melhores tecnólogos, físicos, cientistas, pesquisadores e especialistas em desenvolvimento e fabricação de produtos. Muitos de nós trabalhamos em estreita colaboração há décadas”, diz a nota.
A carta acrescenta que a equipe da io, focada no desenvolvimento de produtos, agora se unirá à OpenAI para trabalhar mais intimamente com as equipes de pesquisa, engenharia e produto em São Francisco.