Negócios

Bitchat: conheça o app que desafia o WhatsApp e funciona sem internet

Lançado no último domingo (6), o Bitchat conecta usuários diretamente por Bluetooth, permitindo trocas de mensagens sem depender de redes tradicionais

Leitura: 3 Minutos
Troca de mensagens pelo celular
Troca de mensagens pelo celular (Foto: Canva)

Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter (atual X), desenvolveu um novo aplicativo de mensagens que não depende de internet, números de telefone, servidores centrais ou e-mais para funcionar. Batizado de Bitchat, o app foi lançado no último domingo (6) e já está em versão beta no TestFlight, com o white paper completo publicado no GitHub.

Segundo o executivo, o projeto nasceu como um experimento pessoal. “Meu projeto de fim de semana para aprender sobre redes mesh de Bluetooth, relays e modelos store and forward, modelos de criptografia de mensagens e algumas outras coisas”, escreveu Dorsey em publicação no X.

Lançado no último domingo (6), o Bitchat permite conversas temporárias e criptografadas entre dispositivos próximos. À medida que os usuários se deslocam, seus aparelhos se conectam via Bluetooth, formando uma espécie de teia que possibilita a transmissão das mensagens de um aparelho a outro. Assim, é possível se comunicar com outros usuários mesmo sem acesso à internet ou sinal de celular.

Segundo a CNBC, alguns dispositivos funcionam como “pontes”, conectando diferentes grupos locais e permitindo que as mensagens circulem por trajetos mais longos, chegando até quem está fora do alcance direto. O conteúdo é armazenado apenas nos dispositivos envolvidos, apagado automaticamente e não passa por servidores centralizados, alinhando-se à visão de Jack Dorsey por uma comunicação mais segura, privada e descentralizada.

O app também permite a criação de grupos de conversa, que podem receber nomes com hashtags e ser protegidos por senha. Além disso, possui a capacidade de armazenar e repassar mensagens para usuários temporariamente offline. Uma futura atualização deve incorporar o WiFi Direct, ampliando a velocidade e o alcance das conexões.

Ao contrário dos serviços tradicionais, como WhatsApp e Messenger, o Bitchat opera totalmente no modelo ponto a ponto. Não exige criação de contas, não usa identificadores e não coleta informações dos usuários.

O novo projeto se soma aos incentivos anteriores de Dorsey a plataformas como Damus e Bluesky, integrando uma iniciativa mais ampla voltada à descentralização em diversas áreas, que vão das mídias sociais às transações financeiras. Semelhante aos apps baseados em Bluetooth usados nos protestos de Hong Kong em 2019, o Bitchat foi criado para funcionar mesmo em cenários de bloqueio da internet. A proposta é oferecer uma alternativa resiliente à censura, permitindo que as pessoas permaneçam conectadas durante apagões, interrupções ou situações de monitoramento intenso.