A polarização política nos Estados Unidos tem se refletido no uso das redes sociais no país, com a migração do público liberal para o Bluesky – concorrente do X, de Elon Musk. Duas semanas depois das eleições americanas, que elegeram o republicano Donald Trump para um novo mandato na Casa Branca, o Bluesky atingiu a marca de 20 milhões de usuários.
Apesar de ainda estar muito abaixo do X, que tinha 588 milhões de usuários em setembro, o Bluesky vem ganhando novos adeptos, que buscam uma alternativa à rede social comandada pelo dono da Tesla e um dos maiores apoiadores de Trump.
A nova rede social favorita dos liberais foi fundada por Jack Dorsey, co-fundador do Twitter, e é comandada por uma mulher, a americana Jay Graber.
No Brasil, o Bluesky se tornou mais conhecido após o bloqueio do X por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), em 31 de agosto deste ano. Com a rede social de Elon Musk suspensa por 39 dias, brasileiros se dividiram entre o Threads, do Instagram, e o Bluesky.
Entre o dia da eleição nos EUA e até 15 de novembro, o uso do app Bluesky no país cresceu 519% em comparação com os primeiros 10 meses do ano, segundo a Similarweb. O Reino Unido também registrou um aumento de 352%.
Na App Store dos EUA, o Bluesky se tornou o aplicativo número 1 em 13 de novembro e não perdeu sua posição desde então, de acordo com o provedor de inteligência de aplicativos Appfigures. Isso o coloca à frente de Threads (nº 4) e X (nº 41).
Dados da Forbes também apontam que o X vem perdendo usuários. Em abril, a rede social registrou 611 milhões de usuários globais, contra 588 milhões em setembro, uma queda de quase 4%.