Negócios

Bom sinal? Insight Partners vai lançar fundo de US$ 10B

Valor captado equivale a metade do último fundo lançado pela gestora, em 2022, mas sinaliza retomada do mercado de venture capital

Insight partners. Foto: Divulgação
Insight partners. Foto: Divulgação

A gestora global de venture capital Insight Partners, com sede em Nova York, está se preparando para lançar o seu 13º fundo, no valor de US$ 10 bilhões. O volume captado corresponde à metade do último veículo da casa, lançado em 2022, que foi de US$ 20 bilhões. No ano passado, a gestora revisou seu alvo para US$ 15 bilhões, mas mesmo assim não conseguiu alcançar a meta, devido à falta de liquidez no mercado.

Apesar disso, o lançamento de um novo fundo pode ser considerado um sinal de que investidores estão voltando a se interessar pelo venture capital, após dois anos de seca para a captação das startups. Outras empresas de VC, como Andreessen Horowitz, Thrive Capital e Iconiq Growth levantaram quase US$ 20 bilhões ao todo nos últimos seis meses. A General Catalyst também estaria perto de fechar um novo fundo de mais de US$ 6 bilhões.

As informações foram apuradas pelo Financial Times, que conversou com cinco fontes a par do assunto. De acordo com a publicação, o valor do fundo 13 da Insight Partners pode chegar a US$ 12 bilhões até o seu lançamento.

Para chegar a esse valor, porém, a gestora teria utilizado de uma estratégia bastante criativa. Segundo o FT, a Insight estaria vendendo cerca de US$ 1 bilhão em participações em startups do seu portfólio para gerar uma espécie de saída para os investidores atuais. A empresa teria criado um fundo que permite aos LPs venderem as suas posições nas empresas a outros investidores, ao mesmo tempo que permite à gestora reter a sua participação na startup.

Com mais de US$ 80 bilhões em ativos sob gestão e escritórios em Palo Alto, Londres e Tel Aviv, a Insight tem um portfólio composto por startups da América do Norte, América do Sul, Europa, África, Israel e Ásia Pacífico.

Entre as investidas da gestora estão empresas como a argentina Nuvemshop, que tem presença forte no Brasil, e captou uma Série E coliderada pela Insight Partners e Tiger Global Management em 2021, quando se tornou unicórnio.

A Insight também participou da rodada de US$ 40 milhões da Pomelo, em janeiro deste ano, e da rodada Série C da brasileira Elo7, em 2014.