Negócios

Maioria dos C-Levels quer investir em IA em 2024

Para 86% das lideranças na América do Sul, a IA é uma oportunidade, e 75% querem investir na tecnologia este ano

Foto: Canva
Foto: Canva

A inteligência artificial (IA) representa uma oportunidade para 86% executivos em cargos de alta liderança na América do Sul. Estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) mostrou ainda que 75% dos C-Levels na região pretendem aumentar investimentos em IA e GenIA em 2024.

Globalmente, o percentual de lideranças que querem investir em inteligência artificial neste ano é ainda maior, de 85%. Ainda na média global, para 89% dos altos cargos, a IA e a GenAI estão entre as três principais prioridades tecnológicas para 2024.

Os dados foram resultado de uma pesquisa com mais de 1,4 mil executivos C-Level em 50 mercados e 14 setores. 

“Notamos que as empresas líderes estão experimentando, aprendendo e construindo habilidades em escala enquanto as mudanças acontecem”, apontou Caio Guimarães, diretor executivo e sócio do BCG.

Apesar da intenção das empresas sul-americanas de aumentar os investimentos em IA, o estudo mostrou que ainda existe uma dificuldade por parte dos executivos de entender como a tecnologia pode se reverter em ganhos de produtividade.

Na região, apenas 29% dos executivos esperam ganhos de 10% ou mais em 2024, enquanto a média global é de 46%. Além disso, 55% desses líderes relatam falta de orientação ou restrições sobre o uso de IA no trabalho, enquanto 69% aguardam definições específicas nas regulamentações para avançar com as iniciativas.

O estudo do BCG mostrou que apenas 6% das empresas treinaram mais de 25% de suas equipes em ferramentas de GenAI até agora. Isso justifica a percepção de 73% dos executivos que não têm confiança na proficiência de seus funcionários na tecnologia.