Está procurando um novo livro para ler e não sabe por onde começar a procurar? A gente te ajuda. Aproveitando o gancho para o feriado, o Startups reuniu as dicas de leitura de 8 CEOs de startups brasileiras. De ficção histórica a negócios e desenvolvimento pessoal, os livros trazem entretenimento sem abrir mão de discussões importantes e, no mínimo, servirão como uma boa dose de inspiração para a sua vida. Boas leituras!
“Da ideia ao bilhão”, de Daniel Bergamasco
Quem recomenda: Gilmar Bueno, CEO da Unicainstancia
Resumo: Como empreendedores e suas startups conseguiram revolucionar mercados e chegar no tão aguardado status de unicórnio? Para responder (ou, pelo menos, tentar) essa questão, “Da ideia do bilhão” faz um mergulho nos processos internos dos 10 primeiros unicórnios brasileiros – 99, Arco Educação, Ebanx, Gympass, iFood, Loggi, Movile, Nubank, QuintoAndar e Stone – detalhando as práticas e estratégias por trás do sucesso dessas companhias. “Tem histórias engraçadas, constrangedoras. Me diverti com este livro. Fala-se muito do mercado de venture capital, de empreendedorismo, mas ninguém ainda tinha escrito um livro sobre nós, as pessoas que estão fazendo história”, contou Gilmar ao Startups.
“O lado difícil das situações difíceis”, de Ben Horowitz
Quem recomenda: Tatiana Pimenta, CEO da Vittude
Resumo: Ben Horowitz é um dos executivos mais respeitados e experientes do Vale do Silício. Ao longo de sua carreira, ele cofundou o fundo de venture capital Andreessen Horowitz, liderou a empresa de softwares Opsware que foi comprada pela Hewlett-Packard. Com toda essa expertise, ele conta a história de como fundou, vendeu e geriu empresas de tecnologia, e dá conselhos para que empreendedores resolvam alguns dos problemas mais difíceis dessa trajetória. Como grande fã de rap, o executivo ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade sem firulas sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.
Onde comprar: Amazon
“A Ilha das Mulheres”, de Kiran Millwood
Quem recomenda: Dani Junco, CEO da B2Mamy
Resumo: “Todos os homens da ilha norueguesa de Vardø morrem em uma tempestade, e as mulheres precisam executar todas as atividades que até então eram deles”, disse Dani Junco, CEO da B2Mamy, ao Startups. A nova sociedade começa a se desestabilizar quando, três anos depois, chega na ilha Absalom Cornet para acabar com supostas práticas de bruxaria. As mulheres independentes encontram poder, felicidade e amor, enquanto Absalom vê apenas um ambiente dominado por um mal terrível que precisa ser erradicado a qualquer custo. A obra é inspirada nos eventos reais da tempestade de Vardø e nos julgamentos das bruxas em 1621.
Onde comprar: Amazon
“What You’re Really Meant To Do”, de Robert Steven Kaplan
Quem recomenda: Priscila Siqueira, CEO da Gympass no Brasil
Resumo: Neste livro, o especialista em liderança Robert Kaplan aconselha executivos e estudantes a como identificar seus objetivos, definir o próprio sucesso e alcançar seu potencial. O autor descreve etapas e processos específicos para ajudá-los a se entender mais profundamente, assumir o controle de sua carreira e desenvolver suas capacidades de uma maneira que se adapte às suas paixões e aspirações. “Cada um de nós é único e traz habilidades e qualidades distintas para qualquer situação. Então por que a maioria de nós não consegue gastar tempo suficiente aprendendo a entender a si mesmo e criando nossa própria definição de sucesso?”, questiona na sinopse.
Onde comprar: Amazon
“With Winning in Mind”, de Lanny Bassham
Quem recomenda: Marcelo Furtado, CEO da Convenia
Resumo: Na sinopse do livro, o autor alerta: desconfie das pessoas que ninguém quer em sua equipe, aquelas que são muito pequenas, muito lentas e não muito capazes. Os indesejados têm uma motivação embutida para fazer o que for preciso para ter sucesso que aqueles que são escolhidos primeiro não têm. “O autor fala sobre a trajetória de um atleta de alta performance, medalhista olímpico. Como a cabeça deste atleta funciona e como ele se treina mentalmente para funcionar bem em competições. Achei esse livro muito útil para a vida como um todo”, disse Marcelo Furtado ao Startups.
Onde comprar: Amazon
“A revolta de Atlas”, de Ayn Rand
Quem recomenda: Ricardo Corrêa, CEO da Ramper
Resumo: Na trama, as forças políticas de esquerda estão no poder quando grandes líderes de diferentes áreas e setores começam a sumir sem deixar pistas, e o Estado não consegue manter a lucratividade de seus negócios. A autora traz os princípios de sua filosofia: defesa da razão, do individualismo, do livre mercado e da liberdade de expressão, além de valores como racionalidade, honestidade, justiça, independência, integridade, produtividade e orgulho. “Li um ano antes de empreender. O livro tem uma filosofia e uma utopia um pouco extremistas em alguns aspectos, mas precisava disso para empreender um tempo depois”, disse Ricardo Corrêa, ao Startups.
Onde comprar: Amazon
“Nos bastidores da Disney”, de Tom Connellan
Quem recomenda: Alexandre Zolko, CEO da CRM&Bônus
Resumo: Walt Disney entrou para a história como um dos maiores empreendedores do mundo. Neste livro de Tom Connellan, o autor revela os 7 segredos da Disney que orientaram o sucesso da companhia e podem ser reaplicados em qualquer outra empresa. Além disso, apresenta dicas e informações que ajudarão profissionais a voltar sua atenção para os clientes e criar uma cultura empresarial poderosa.
Onde comprar: Amazon
“Queda de gigantes”, de Ken Follett
Quem recomenda: Manoela Mitchell, CEO da Pipo Saúde
Resumo: Primeiro volume da trilogia “O Século”, a obra acompanha 5 famílias de diferentes origens que vivenciam grandes acontecimentos como a Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, a ascensão da classe trabalhadora e o movimento pelo sufrágio feminino. Apresentando os fatos sob diversos pontos de vista, a história entrelaça a vida dos personagens fictícios com figuras públicas como Winston Churchill, Lênin e Trótski.
Onde comprar: Amazon