A startup Clinia anunciou a captação de R$ 2 milhões em uma rodada pré-Seed, realizada pela ABSeed Ventures, para levar inteligência artificial ao atendimento nas clínicas de saúde. O aporte marca o primeiro investimento do Seed 3, fundo lançado pela casa em maio deste ano.
Fundada em 2021 pelos cientistas da computação gaúchos Leonardo Bork e Artur Rossi, a Clinia partiu de uma dor de um dos founders, que na época tinha um familiar passando por tratamento contra câncer.
Leonardo sentia que, nas interações com as clínicas via telefone e WhatsApp, havia pouca clareza sobre os procedimentos e etapas do tratamento. “Parecia não ter um acompanhamento de perto e, até por isso, essas trocas eram extremamente demoradas, pouco eficientes”, explica.
Com isso, os empreendedores desenvolveram uma solução tecnológica de IA que, por meio da integração com os dados do paciente, é capaz de identificar em qual etapa da jornada cada pessoa está, conseguindo deliberar sobre os próximos agendamentos e tirando eventuais dúvidas que possam surgir.
A ferramenta da Clinia é conectada a canais como WhatsApp e Instagram, além dos sistemas de gestão comumente usados pelas clínicas. Atualmente, a startup atende a cerca de 150 marcas e mais de 300 clínicas, incluindo grandes redes como Unimed, Clínica da Cidade e Orthodontic, além de clínicas de oncologia e de imagem, como o Instituto Oncológico DeVita e a Radi-imagem.
Segundo Leonardo, os recursos serão usados para Go-To-Market e desenvolvimento de novos produtos. “O investimento vem para que possamos contratar a primeira camada de lideranças e talentos de produto, esse time construirá uma máquina de GTM eficiente e novos produtos para alavancar crosssells e upsells”, diz.
No último ano, a Clinia apresentou crescimento de mais de quatro vezes na receita, com uma média de 15% a cada mês. O objetivo, de acordo com o fundador, é passar de 500 marcas atendidas, e mais de mil clínicas, chegando a R$ 10 milhões de faturamento recorrente.
Marcelo Hoffmann, sócio da ABSeed, afirma que a Clinia chegou para a gestora em um momento em que muito se discute sobre a efetiva construção de aplicações de software com uso de IA. Segundo ele, os fundadores criaram uma solução técnica que se destaca em relação a outras encontradas no mercado por se integrar, de forma eficiente, a sistemas de diferentes naturezas e origens.
“Eles partiram de uma experiência pessoal para desenvolver uma ferramenta que busca atacar de frente uma dor latente em um mercado gigantesco: a garantia de um bom atendimento ao paciente. Vale mencionar que, no processo de investimento, entrevistamos os clientes da startup e identificamos uma percepção de resolução imediata do problema a partir da adoção das ferramentas da Clinia. Isso, sem dúvida, pesou positivamente na decisão desse investimento”, destaca.