A uruguaia Flokzu, cujo software BPM na nuvem ajuda empresas a automatizar e otimizar processos de negócio, se prepara para escalar sua operação em mais um mercado na América Latina, o Brasil. Para facilitar o crescimento dos negócios no país, a startup inaugurou seu escritório no Cubo Itaú, em São Paulo, na semana passada.
Quem vai comandar a operação local é o gerente de Parcerias e Canais da Flokzu, Rafael Maciel de Andrade. O trabalho do executivo, que liderou por mais de 7 anos programas de canais da Oracle, será o de recrutar parceiros estratégicos por regiões geográficas e ampliar a base de clientes no país, por enquanto pequena.
Segundo Micaela Suárez, CRO (diretora de Receita) da Flokzu, a expectativa é de alcançar receita de US$ 2 milhões no Brasil, no primeiro ano de operação. “Acreditamos que a forma mais rápida e eficiente de escalar será por meio de parceiros revendedores estratégicos. Queremos crescer juntos”, afirma Micaela em entrevista ao Startups.
A tarefa não será fácil, frente a concorrentes como a curitibana Pipefy e grandes empresas como Totvs e Microsoft. No entanto, a Flokzu não teme os desafios, apoiada no crescimento sustentável que alcançou em 8 anos de vida, sem investimentos externos. Atualmente, são mais de 16 mil organizações assinantes em mais de 65 países.
Startup spin-off
A Flokzu nasceu no Uruguai em 2015 como um spin-off da Integradoc, empresa de soluções BPM on-premise, ou seja, alocadas em um servidor. Com mais de 18 anos de experiência no mercado de gestão de processos de negócio, a companhia já forneceu soluções para governos e empresas em mais de 10 países.
Com base nesta experiência, a Integradoc sentiu que o mercado precisava de uma solução poderosa na nuvem, mas suficientemente simples e acessível para organizações de todos os portes. Nascia então a Flokzu. A plataforma BPM na nuvem permite que as equipes colaborem e controlem seus fluxos de trabalho de forma eficaz, seja gerenciando pedidos, aprovações ou outros processos internos, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
A startup ajuda empresas de todos os portes e segmentos a automatizar seus processos de negócio. Ainda de acordo com Micaela, a Flokzu é muito forte na indústria financeira, em universidades e no varejo. Além da América Latina, Estados Unidos e Europa também usufruem dos benefícios do software disponível em 5 idiomas: espanhol, português, inglês, alemão e francês.