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CODEX: O jogo virou!

Investidores apresentaram seus pitches para startups na 1ª edição do Pitch Reverso. E olha, tem muito trabalho a ser feito!

Codex
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Boa tarde,

Elevator pitch, pitches de 5 minutos, de 3 minutos, Shark Tank, etc. Startups estão acostumadas a vender seu peixe para investidores e pessoas interessadas nas maravilhas que elas estão fazendo. Agora pergunta para os fundos de investimento se eles sabem se vender para as startups? 

A 1ª edição do PitchReverso, que o Startups fez na semana passada, mostrou que ainda temos um longo caminho a percorrer. Os investidores se enrolaram para apresentar seus pitches em 7 minutos! Mas a gente vai ajudá-los a melhorar para as próximas, né? O jogo virou.

Me manda aqui o que você acha que não pode faltar nas próximas apresentações de investidores no PitchReverso.

E vamos lá que a semana começou animada. Viu o BBVA aumentando sua participação na Neon por R$ 1,6 bilhão?

Boa leitura e uma ótima semana.

Gustavo, Angélica, Fabiana e Gabriela   


Semana de 7 a 13 de Fevereiro

RODADAS DE INVESTIMENTO

  • O Grupo RV, empresa de soluções imobiliárias, fechou uma série A de R$ 35,6 milhões liderada pela Oria Capital, gestora de growth equity focada no segmento B2B. Essa é a 3ª captação do grupo catarinense desde a sua fundação, em 2011. Com o caixa reforçado, a empresa pretende expandir o negócio por meio de novas soluções para o ciclo de vida do ativo imobiliário, incluindo produtos financeiros como crédito e seguro. 
  • Para seguir seu processo de crescimento, a DataRudder acaba de fechar uma rodada de investimento de R$ 3,1 milhões. O aporte foi feito exclusivamente pela Torq Ventures, braço de investimento em startups da Sinqia. De acordo com a empresa, os recursos serão usados totalmente para expansão comercial. 
  • Miguel Armaza, do podcast Fintech Leaders, está colocando na rua o seu próprio veículo de investimento. O Gilgamesh Ventures acaba de captar US$ 9,25 milhões para aportar em fintechs e companhias que tenham algum componente de fintech em sua operação que estejam em estágio inicial de desenvolvimento (early stage) em todo o continente americano.  
  • O SoftBank está investindo US$ 7 milhões na Birdie, startup de inteligência do cliente. O dinheiro do aporte será usado para aumentar “significativamente” a força de trabalho e apoiar o plano de expansão internacional. A startup pretende ampliar sua presença para 15 mercados até o fim do ano.
  • A Velvet, plataforma de compra e venda de ativos ilíquidos com focada em Late-Stage Venture Capital em mercados emergentes, levantou US$ 200 milhões da Yolo Investments, com participação de family offices estrangeiros. O dinheiro será usado principalmente para comprar participações em outras empresas, de US$ 5 milhões e US$ 10 milhões.
  • A Bossanova Investimentos está apostando na plataforma de privacidade e proteção de dados Privacy Tools. O micro venture capital investiu R$ 2 milhões na startup, que prevê mais de 400% de crescimento em 2022. O aporte chega para estruturar a equipe de marketing, aumentar o time de desenvolvimento de software próprio, serviços gerenciados e treinamento.
  • A startup de soluções de pagamento iUPay recebeu R$ 1 milhão da Harvard Angels do Brasil, associação sem fins lucrativos formada por ex-alunos da universidade norte-americana. Com o capital, a fintech pretende melhorar a experiência do cliente com pagamento de boletos, contas, administração de multas e auxílio na gestão dos gastros mensais.
  • A gestora KPTL injetou R$ 3 milhões na ElloX, startup que auxilia exportadores e importadores na gestão das operações logísticas. O aporte encerrou o ciclo de investimentos do Fundo Criatec 3 da KPTL, somando 36 empresas investidas de diferentes setores. A logtech vai investir no novo negócio de Freight Broker Digital, entregando soluções online para o orçamento de frete marítimo, contratação de despacho aduaneiro e novas ferramentas no seu sistema de gestão digital dos processos e controle de documentação. 
  • Fundada por ex-executivos da Creditas, a Tiba, uma fintech que quer oferecer um software de gestão completo para PMEs, levantou R$ 23 milhões dos fundos Canary e Global Founders Capital. Com o caixa reforçado, a companhia vai investir em tecnologia e contratação de talentos. O objetivo é estruturar o piloto da plataforma nos próximos 2 meses.

FUSÕES E AQUISIÇÕES 

  • A exchange fez um investimento de US$ 200 milhões na Forbes. De acordo com a Binance, a operação faz sentido porque ela enxerga a mídia como um “elemento essencial para construir entendimento e educação dos consumidores” sobre o mercado de cripto. Tem também planos de NFts, Web 3.0 e todas as outras siglas e hypes que você tem visto por aí nos últimos tempos.  O movimento acontece no momento em que a centenária publicação, que tem como principal produto suas listas de bilionários, pretende se listar na bolsa americana por meio de um SPAC. Um negócio que corre o risco de miar com o revés que o mercado de SPACs vem passando desde meados do ano passado. Detalhe: em 2020 a Binance tinha processado a Forbes por difamação. Mas depois tirou o processo.
  • Menos de duas semanas depois de levantar uma bolada de R$ 500 milhões, a Gupy anunciou a compra de sua principal concorrente, a Kenoby. Com o acqui-hire da investida da Astella, a hrtech reforça sua atuação na área de recrutamento e seleção e segue na pegada de se tornar a consolidadora do mercado na América Latina;   
  • A StartSe, plataforma de educação voltada à nova economia, anunciou hoje que comprou o controle da plataforma de crowdfunding CapTable, onde já era acionista minoritária, com 40% de participação. O empurrãozinho que faltava para assumir a fatia restante veio do aporte de R$ 75 milhões feito pelo Pátria Investimentos, em novembro/21. A CapTable deve desenvolver tecnologia proprietária de forma ainda mais intensa, de modo a acelerar as conexões entre investidores e startups.
  • Em sua 13ª aquisição, a Knewin, empresa de monitoramento e análise de mídia tradicional e social, anuncia a compra da Comunique-se, especializada em mailing para divulgação de notas de imprensa. Com o acordo, a startup catarinense quer fortalecer a gestão de construção de reputação das marcas.
  • A Bloxs comprou a BID Token, legal/fintech que atua como um marketplace conectando os detentores de créditos judiciais, seus advogados e advisors com investidores institucionais interessados nessa classe de ativos, como precatórios (municipais, estaduais e federais), créditos trabalhistas, cíveis ou ainda créditos oriundos de processos falimentares superavitários. O movimento faz parte da estratégia de expansão da Bloxs, que iniciou suas atividades no final de 2018 exclusivamente como plataforma de crowdfunding e, desde a sua primeira rodada de investimento via venture capital em 2020, vem crescendo de forma consistente a cada trimestre, com novas unidades de negócios dentro do Bloxs for Business, uma plataforma que atua como um “Investment Banking Digital”. Com a aquisição, que envolve gatilhos para troca de participação, a BID Token será incorporada a Bloxs e Felipe Trevisani, fundador da fintech, assumirá a liderança da vertical de ativos judiciais e distressed assets do grupo.
  • A healthtech Tem Saúde e a rede de clínicas médicas PartMed, que tem como sócio e cofundador José Carlos Semenzato, acabam de acertar a fusão de suas operações, criando uma companhia verticalizada de planos e rede de atendimento focada no público e baixa renda. Na transação, assessorada pela OBB Capital, a Tem absorve 100% das ações da Partmed, que passa a ser acionista minoritária na nova composição. A companhia de Semenzato, hoje com 70 clínicas franqueadas, também injeta R$ 40 milhões para investimento em infraestrutura tecnológica. Após um período de transição, a empresa deve adotar apenas a marca controladora;
  • A Usadosbr fez mais duas aquisições: Mr. Sales e a dS AutoEstoque. A compra de um CRM de vendas e um integrador de estoque é parte da estratégia da startup para se tornar o principal hub de soluções do país, oferecendo aos pequenos lojistas, ferramentas para competirem com players já estabelecidos no mercado. No final do ano passado a startup de compra e venda de veículos usados já tinha anunciado a aquisição da plataforma MOTO.com.br.
  • A SoftBank cancelou a venda de ARM para a Nvidia. O negócio de US$ 40 bilhões sofreu acusações de órgãos reguladores por ameaçar a concorrência e iria enfrentar dificuldades para ser aprovado, por isso a opção foi por tirar o negócio da mesa. A SoftBank agora pretende listar a companhia na bolsa por meio de um IPO. 

FUNDOS E INVESTIDORES

  • Guru do venture capital no Vale do Silício e entusiasta das criptomoedas, Tim Draper está a caminho do Brasil em busca de novos negócios. O americano conhecido por apostas certeiras no early stage de companhias como Skype, Hotmail, Tesla e Coinbase — já foram ao menos 30 unicórnios no portfólio —, vai se reunir com investidores, fundadores de startups e até políticos em uma espécie de roadshow que começa pelas Bahamas, passa por Chile e Uruguai para se encerrar por aqui;
  • A ABES e a Anjos do Brasil fecharam um acordo pelo qual as empresas apoiados pela rede de anjos terão acesso ao programa ABES Startup Internship Program, criado em 2019, e a diversos benefícios para impulsionar o crescimento de seus negócios;
  • O Banrisul abriu o edital de seu segundo ciclo de aceleração para jovens empresas, com abrangência nacional, o BanriTech. O programa é destinado a startups com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. O edital e o regulamento estão disponíveis em www.banrisul.com.br/banritech. A iniciativa é destinada a startups com produtos que atendam as seguintes verticais: serviços financeiros, agronegócios, relacionamento com clientes e empresas, eficiência operacional, segurança da informação e governos. O prazo de inscrições segue até 13 de março. Serão selecionadas até 30 startups;
  • A empresa de autopeças Iochpe-Maxion fez um investimento de US$ 5,5 milhões no fundo de venture capital americano Autotech Ventures. Com o aporte, a empresa ingressa no Autotech Fund III como Limited Partner. O investimento visa fomentar o desenvolvimento de novas startups e pesquisas no segmento automotivo com foco em conectividade, veículos autônomos, veículos compartilhados, eletrificação e digitalização. “Estamos focados em desenvolver soluções que ajudem nossos clientes, sejam montadoras tradicionais ou novos players do setor, a construir uma mobilidade urbana mais sustentável. Investir com a Autotech Ventures nos conectará a centenas de startups e iniciativas que poderão ser incorporadas à nossa estratégia de negócios”, disse Marcos de Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion, em comunicado;
  • O Fundo Patronos, endowment independente que apoia a comunidade da Unicamp, acaba de anunciar como será sua Política de Investimentos, definindo as estratégias usadas para maximizar retornos sobre seu capital, a partir de um risco controlado. Conforme o documento, os recursos deverão ser alocados em diversos ativos, entre títulos públicos, fundos de ações e fundos multimercados. O Patronos já arrecadou mais de R$ 1,5 milhão em seu primeiro ano de criação, graças ao esforço de uma rede formada por mais de 50 voluntários;
  • Davi Braga, de 21 anos, filho de João Kepler, se tornou coinvestidor da Bossanova, gestora comandada pelo pai.

DANÇA DAS CADEIRAS

  • Peter Thiel deixou o assento que tinha no conselho de administração da Meta, a dona do Facebook. O polêmico bilionário, que foi um dos investidores de primeira hora da companhia, tem ambições no mundo da política, o que fez com que a relação com Zuckerberg e o Facebook azedasse nos últimos tempos;
  • Isis Abbud, co-fundadora da Arquivei, deixa de ser diretora de operações e assume o cargo de co-presidente da empresa, junto com Christian de Cico. Ela assume o novo cargo com a missão de garantir que a Arquivei e seus colaboradores continuem a evoluir da forma planejada, além de atuar como uma liderança feminina à frente de uma empresa de tecnologia e, assim, inspirar outras mulheres.
  • A fintech Paketá comunica a chegada de Maurício Castro como novo diretor de marketing. O profissional passa a liderar as atividades relacionadas a marketing, branding, CX, UX, growth e content.
  • A Pontte, fintech especializada em Home Equity e Financiamento Imobiliário, anuncia Leandro Pasin como novo presidente da empresa. O executivo chega com o objetivo de ajudar a startup com novos projetos e também liderar uma série de funções estratégicas operacionais.
  • Flavia Molina é a nova diretora de marketing da Pier Seguradora. Com mais de 20 anos de experiência, a executiva já passou por grandes empresas como Nestlé, Globo, e Microsoft, e chega prometendo trazer um novo olhar para um setor ainda tradicional.
  • A FreteBras anuncia Thiago Chueiri (ex-PayPal) como novo diretor de sua nova fintech, a FretePago. O executivo chega com o desafio de transformar a fintech na principal parceira de soluções financeiras para o setor de transportes em todo o país, contribuindo para melhorar a vida financeira de empresas e caminhoneiros.
  • Dirceu Torres é o novo presidente da fuse IoT, provedora de soluções de IoT customizadas. Com mais de 20 anos de experiência em posições de liderança em vendas e serviços, Dirceu terá o desafio de consolidar o posicionamento da empresa no setor e ampliar a rede de parceiros de vendas e tecnologia nos mercados brasileiro e latino-americano.
  • Guilherme Horn será o head de operações do WhatsApp no Brasil – o 1º diretor que a companhia tem por aqui. O executivo foi diretor de estratégia do banco BV, diretor de inovação da Accenture e sócio da corretora Ágora. Na substidiária da Meta Platforms (ex-Facebook), ele chega com a missão de aprofundar o WhatsApp como uma das principais ferramentas das empresas no relacionamento com clientes e ampliar a interlocução da plataforma com o setor corporativo, o governo e a sociedade civil.
  • O Mercado Pago contratou Pethra Ferraz, ex-diretora global de marketing para a XP Inc, como nova vice-presidente de marketing para a América Latina. A executiva tem passagens pela Ambev, Whirlpool e BRF, e entra no Mercado Pago para consolidar a marca no Brasil e expandir os negócios na Colômbia, México e Argentina.
  • Com mais de 2 décadas de experiência em recursos humanos, a estrategista Ana Rezende acaba de entrar na equipe da gestora Astella Investimentos, com a missão deapoiar os fundadores de startps do portfólio a montar e desenvolver times de liderança robustos que permitam às empresa crescerem de forma sustentável.
  • A Doctoralia, plataforma de agendamento de consultas médicas que faz parte do Grupo Docplanner, contratou Ana Rizzo como nova diretora de operações da companhia no Brasil. Formada em Administração de Empresas com MBA em finanças, a executiva tem passagens pela Accenture, onde atuou por mais de 15 anos, e foi vice-presidente global de people technology da AB-Inbev.
  • Jean Carlo Klaumann foi eleito diretor-executivo da Neogrid, que oferece soluções para a gestão da cadeia de suprimentos. Jean é graduado em marketing, tem mais de 25 anos de experiência no mercado de tecnologia e já ocupou cargos de diretoria na Totvs e Linx/Stone. Na Neogrid, ele substituirá Eduardo Ragasol, que renunciou ao cargo em outubro do ano passado.
  • Fernando Vaquer é o novo Head of Enterprise Sales da Whatslly, startup israelense pioneira em integração do WhatsApp dos times de vendas com a Salesforce. Com 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, o executivo já atuou em gestão de vendas e desenvolvimento de negócios em diversas empresas líderes globais de TI e chega para assumir a liderança do time de vendas no Brasil. Fernando vem da Oracle, onde atuou como diretor de vendas, e também teve passagens pelas empresas Salesforce e OpenText.

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