
O caminho para o Mercado Pago concretizar sua ambição de se tornar o maior banco digital da América Latina não é simples. Atualmente, são 68 milhões de clientes, contra mais de 120 milhões do Nubank. Para chegar lá, a fintech do Mercado Livre tem feito movimentos como a compra da Nikos para reforçar sua oferta de investimentos e a contratação de Anitta como garota propaganda.
Agora, como reforço, ela trouxe outro nome com grande exposição na mídia: Marcos Mion. O apresentador, que há algum tempo já figura no marketing do Mercado Livre, em breve estará junto com Anitta falando do Mercado Pago. Segundo ele, a ideia é aproveitar o “canhão” da audiência do seu programa na TV aberta. “Vamos fazer coisas muito legais. Estamos criando, inclusive até um quadro específico para o Mercado Pago, que vai ser no estilo de um game que vai passar todas as informações que a gente tem sobre ele”, disse Mion durante conversa com jornalistas no Mercado Livre Experience, evento anual do gigante do comércio eletrônico, que reuniu 18 mil pessoas em São Paulo entre ontem (24) e hoje (25).
O impulso de exposição é bem-vindo para o Mercado Pago. Isso porque, se mantidas as atuais taxas de crescimento anuais da sua base de clientes (30%) e a do Nubank (20%), seriam necessários de quatro a cinco anos para alcançar um empate com o roxinho, segundo estimativa feita pelo Startups.
“Vamos chegar lá. Vamos chegar”, garantiu André Chaves, vice-presidente sênior e líder do Mercado Pago no Brasil, que também participou do encontro com jornalistas.
Segundo ele, as taxas de crescimento mostram que a ambição é factível, e que o negócio é sólido e rentável. “O que já foi feito até agora dá confiança [da chegada à liderança]”, disse ele. Na avaliação do executivo, o que falta para impulsionar esse crescimento é, justamente, mais gente conhecer o Mercado Pago para além de sua função como meio de pagamento dentro do Mercado Livre.
Hoje o Mercado Pago já tem funções de um banco completo com investimentos, empréstimos, cartões de débito e crédito, seguros e soluções de pagamento.
Durante o evento em São Paulo, foi anunciada a expansão da funcionalidade de cofrinhos remunerados para as contas de empresas. Assim, os depósitos até R$ 10 mil vão render 115% do CDI como acontece com as contas pessoa física. Os depósitos até R$ 100 mil vão render 100% do CDI.
Fator Anitta
Segundo André e Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing LATAM do Mercado Pago, a chegada de Anitta em abril, e a exposição junto ao seu público ajudaram a impulsionar downloads do aplicativo e as captações nos cofrinhos. Até a inadimplência está em níveis baixos. “A parceria tem sido importante”, ressaltou Pethra.
Com a cantora, o Mercado Pago anunciou o patrocínio ao projeto de show pré-Carnaval conhecido como Ensaios da Anitta em 2026. Ela, que entre 2021 e 2023 foi conselheira e garota propaganda do Nubank, rasgou elogios à parceria com o Mercado Pago, destacando seu caráter de longo prazo. “Não troco de uma marca para outra do nada. Só quando tem um bom motivo. Não é leilão”, disparou ela.