A B2Mamy, maior comunidade de mães do Brasil, se prepara para ampliar sua atuação e geração de impacto para mães e mulheres em todo o país. Ao Startups, a socialtech anuncia oficialmente sua entrada no mercado de saúde física e mental feminina, além de planos para a sua próxima rodada de investimento e a abertura de novas unidades do seu hub de inovação.
Criada em 2016, a B2Mamy é focada em conectar mães e mulheres em comunidade tornando-as líderes e livres economicamente por meio de educação, empregabilidade e pertencimento. Com modelo B2B2C, a empresa já capacitou, acelerou e desenvolveu mais de 100 mil mulheres ao longo da sua história, gerando um impacto econômico de R$ 27 milhões por meio da criação de novas startups, recolocação no mercado de trabalho e desenvolvimento de carreiras.
Em 2019, a companhia criou a Casa B2Mamy, primeiro hub de inovação family friendly do Brasil, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho harmonioso para mães, crianças e famílias. Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o espaço reúne uma área de coworking e local para eventos para proporcionar debates, negócios e networking entre as mulheres da comunidade, e oferece suporte especializado para as crianças enquanto as mães se conectam e estruturam suas startups.
No próximo ano, duas novas unidades da Casa B2Mamy serão abertas, uma em Brasília e outra no Rio de Janeiro. Segundo Dani Junco, CEO e fundadora da B2Mamy, a expectativa é fazer esse lançamento em maio, em homenagem ao mês das mães. Em paralelo, a socialtech também está investindo em uma nova frente de serviços para a comunidade, com uma pegada mais de healthtech. “Entramos na área de saúde feminina, e em 2024 vamos olhar muito forte para a questão física e mental, dando acesso a academias e consultas com pediatras, ginecologistas, entre outras especialidades médicas”, diz a executiva.
Para isso, B2Mamy fechou uma parceria com a TotalPass, app corporativo do grupo SmartFit, para dar acesso a academias e estúdios com diversas modalidades incluindo musculação, crossfit, dança, pilates, entre outros. Além disso, fechou parcerias com a StarBem, plataforma de atendimento online com psicólogos, nutricionistas e médicos de diversas especialidades, e com a Casa Irene, especialista em cuidado ginecológico e métodos contraceptivos de longa duração, como a inserção de DIU.
“O grande desafio para o ano que vem é ter fôlego financeiro para fazermos todos os braços que queremos e sustentar o ponto de equilíbrio entre time, expansão e novidades”, afirma Dani. Em 2020, a B2Mamy recebeu um aporte de R$ 600 mil com um grupo de investidores anjo e, agora, está com uma nova rodada em aberto para levantar mais dinheiro. “Estamos conversando com fundos para essa captação, com foco na abertura das Casas B2Mamy e fortalecimento do nosso olhar para a saúde. Queremos que as Casas B2Mamy tenham também um espaço para consultas e conversas sobre saúde feminina, além de todo o suporte já oferecido”, pontua.
As novidades chegam após uma conquista importante para a companhia: o lançamento da B2Mamy Academy, plataforma de conexão e aprendizagem que reúne mais de mil horas de conteúdo para as mulheres da comunidade. “Esse é um avanço importante que parte da pandemia, mas que se consolida em 2023. O ecossistema tem a oportunidade de contribuir, doando conteúdos para alimentar o streaming, sempre direcionado para a carreira e jornada feminina”, destaca Dani Junco, CEO e fundadora da B2Mamy.
Mãe, por que você trabalha?
Um questionamento de Lucas, filho de Dani Junco, foi o pontapé para que a fundadora da B2Mamy decidisse colocar seus devaneios, dicas e desabafos no papel e compartilhá-los com todas as mulheres que não querem fazer essa jornada sozinhas. “A gente escuta que para a vida ter um legado temos que plantar uma árvore, fazer um filho e escrever um livro. Virginiana que sou, sempre tive a vontade de completar essa tríade”, conta a empreendedora, que acaba de lançar o livro “Mãe, por que você trabalha?”.
“As crianças não entendem muito bem porque os pais as deixam para ir trabalhar, e essa é uma questão forte que machuca muito as mães. A ideia de criar o livro veio do desejo de deixar essa história para o meu filho, contar a história da B2Mamy e como a maternidade me colocou em um lugar vulnerável de medo. A dicotomia entre trabalhar e criar um filho, e mostrar para as outras mães que elas não estão sozinhas”, explica.
A obra mescla relatos de sucessos e fracassos em uma abordagem direta e prática, aliando histórias emocionantes sobre a culpa e o medo que cercam a maternidade com ferramentas, conceitos e insights valiosos para superar os percalços da vida corporativa. Além de contar a história da B2Mamy, Dani mostra que é possível criar um negócio bem-sucedido quebrando alguns vieses estruturais, compartilhando novas perspectivas sobre o papel e as funções da maternidade, apresentando uma espécie de guia para todas as mães em transição de carreira, seja para empreender ou para liderar novas áreas da empresa em que trabalha.
Bastou 12 horas para que o livro se tornasse o mais vendido do ano no lançamento da Amazon. “Foi muito especial já ter vendido toda a primeira edição inteira, pois mostra que maternidade é um assunto que interessa e está latente na sociedade”, observa. A obra foi disputada por três grandes editoras, e lançada oficialmente pela Planeta Estratégia.
Apesar do sucesso, Dani reconhece que o processo para chegar até ele não foi nada fácil. “Atrasei a escrita e o lançamento em quase 1 ano. Senti a síndrome da impostora. Pensava “quem sou eu para ser lida por essas pessoas?”, questionada se valia a pena ter mais um livro falando sobre maternidade e quem era eu na fila do pão para escrever sobre isso. Foi um processo de muito autoconhecimento”, conta.
Um ponto interessante tem chamado a atenção da empresária. “Tenho recebido muitas fotos de crianças lendo o livro, o que eu não esperava que fosse acontecer. É um livro cheio de exercícios, todo rabiscável, o que atrai. Isso é muito especial, porque ajuda na formação desses meninos e meninas.”
Esse impacto também foi percebido a nível nacional, quando o lançamento do livro coincidiu com o reconhecimento de Claudia Golding com o Prêmio Nobel de Economia pelos seus trabalhos que relacionam a maternidade com a inserção da mulher no trabalho, e com a prova do Enem 2023, cujo tema da redação foi Economia do Cuidado. “Fazendo um recorte, estamos falando de maternidade. O Enem colocou milhares de jovens – que são os próximos engenheiros, médicos, políticos e a próxima sociedade – para falar sobre economia do cuidado como algo de importância e que precisa ser olhado. Foi emocionante”, finaliza.