O Yours Bank não quer ser apenas uma startup que oferece contas bancárias para jovens de 10 a 18 anos. “Isso outros bancos já fazem e chamam de conta kids”, disparou Felipe Diesel, fundador CEO da fintech gaúcha. Parece que o Banco do Brasil se alinhou com a ideia e resolveu fazer no banco digital o primeiro aporte de seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC), assinando um cheque de R$ 5 milhões. O fundo de CVC do BB é gerido pela MSW Capital.
Lançado em fevereiro do ano passado, o Yours Bank vem numa escalada gradual junto ao seu público-alvo, oferecendo serviços financeiros básicos como um cartão de débito pré-pago, mas reforçando com uma camada própria, incluindo educação financeira para os jovens, assim como elementos de gamificação para aumentar o engajamento.
Com esta proposta, a empresa já conta atualmente com cerca de 20 mil usuários, e neste ano vem num ritmo acelerado de crescimento, dobrando a cada mês. “Batemos a marca de 50 mil downloads [do app] em um mês”, afirmou Felipe em entrevista ao Startups.
“A meta pra esse ano é de 300 mil usuários ativos, algo que ajudará a terminar a validação do produto”, destaca o CEO. A meta inicial era de 100 mil contas, mas foi revista com a chegada de um parceiro como o Banco do Brasil.
Segundo o empresário, o potencial é grande, já que o Brasil conta com cerca de 30 milhões de jovens de 10 a 18 anos de idade. “[Alcançar] 3 milhões de usuários ativos é a meta até 2024”, pontua.
Para a startup, fundada por Felipe e os sócios Willian Leandro dos Santos e Raphael Nascimento Neves no município de Santa Rosa – conhecida por ser o berço nacional da soja e a terra da “rainha dos baixinhos” Xuxa – o momento é de converter e fidelizar com qualidade. O investimento do Banco do Brasil chega pra dar esse suporte, ajudando a focar em time e tecnologia.
Recentemente, a fintech mudou sua operação para a capital Porto Alegre, inserindo-se no ecossistema do hub Instituto Caldeira. Com isso, a empresa começou a se envolver para trazer novos talentos. Hoje a empresa tem 17 funcionários, mas pretende abrir novos postos para a área de tecnologia.
Foco em engajamento
Apesar de ter um peso pesado agora ao seu lado, e grana para investir em talentos e expansão, o Yours Bank reconhece que o mercado vai esquentar, com mais entrantes olhando com atenção para o público menor de idade. Nomes com o Next (com o NextJoy) e o Inter (com o InterKids) já estão se movimentando, e a fintech quer apertar o passo.
“A corrida principal é de engajamento”, aponta Felipe. Segundo ele, a empresa quer fazer isso de duas formas. Uma delas é por meio dos recursos de educação financeira e gamificação. “Queremos criar soluções para que o usuário retorne querendo aprender mais sobre finanças e não só para fazer transações”, completa.
O outro ponto, que já começou a ser implementado e a empresa quer intensificar, é a de trazer produtos ligados à realidade do seu público-alvo. Exemplos disso são a de incluir dentro do app a compra facilitada de créditos para games como FreeFire, recargas de celular, ou outros produtos como giftcards de lojas ou lanchonetes. É algo semelhante ao que o Itaú vem experimentando com o Player’s Bank, mas voltado a um público de faixa etária um pouco acima do alvo que o Yours tem na mira.
“Somos os challengers”, avalia Felipe, ainda colocando sua empresa como o neobanco pequeno que chega para aparecer no cenário nacional. Contudo, com a possibilidade de unir esforços com o Banco do Brasil, as coisas podem mudar de figura.
Sinergias com o BB
De acordo com Felipe Diesel, o investimento do Banco do Brasil não deve ficar apenas no cheque – tem o smart money envolvido. Segundo o CEO, o banco está avaliando possíveis sinergias do modelo do Yours Bank para direcionar uma investida diferenciada no público infanto-juvenil.
Inclusive, há a possibilidade de integrações com a plataforma bancária do BB – por enquanto a fintech utiliza o BaaS da Dock como base de seus serviços. Aliás, ele adianta que um dos planos é que em breve o Yours Bank passe a contar com a frase “powered by Banco do Brasil” em sua marca.
“Vemos uma grande oportunidade de convergências [com o Banco do Brasil]. Desde a possibilidade de um programa de conta kids, até a criação de contas digitais atreladas às contas dos pais. Chegamos para contribuir nesse esforço”, revela Felipe.
Com apenas dois anos de vida, o Yours Bank está com um 2022 e tanto. Antes do aporte recebido do Banco do Brasil, a fintech foi a startup vencedora da competição de startups do South Summit, evento de empreendedorismo que movimentou Porto Alegre em maio passado. Antes disso, a fintech já havia recebido um investimento de R$ 1,2 milhão em uma rodada de aceleração da Ventiur.