Edtech

Como a Parentallis criou um negócio para combater o stress parental?

Edtech criou plataforma para cuidar da saúde mental e combater estresse gerado pelas responsabilidades diárias de pais e mães

Lara Tristão (CMO) e Fernanda Bardella (CEO), cofundadoras da Parentallis. Foto: divulgação
Lara Tristão (CMO) e Fernanda Bardella (CEO), cofundadoras da Parentallis. Foto: divulgação

Ser pai ou mãe dá trabalho – no bom sentido, mas dá – e somando isso a diversas outras responsabilidades do dia a dia (trabalho, contas a pagar, conjugais etc), isso pode pesar. De olho nessa parte às vezes ignorada por muitos serviços de saúde mental, a edtech Parentallis desenvolveu uma solução focada na parentalidade consciente para sua tese de negócios.

Fundada no ano passsado, a Parentallis surgiu a partir de uma insatisfação da cofundadora e CEO Fernanda Bardella, profissional com trajetória do mercado de seguros, mas que notou a falta de produtos dedicados a essa dor de muitos pais.

Aliás, o stress parental – ou no caso, o chamado burnout parental – uma forma específica de esgotamento emocional resultante do estresse contínuo das responsabilidades diárias de pais e mães – também pode impactar no desempenho no trabalho.

A partir de suas vivências pessoais e insatisfações com o mercado na oferta de produtos para essa dor específica no mercado de bem-estar, ela uniu forças com a sócia Lara Tristão, jornalista que transicionou a sua carreira para a área de educação parental, para formar a Parentallis.

“Começamos com a ideia de endereçar esse assunto, mas também de simplificar, pois era algo que víamos como desafio na parte de seguros. Eles evoluíram muito desde a pandemia no quesito saúde mental, mas esse foco na educação parental ainda faltava”, explica Fernanda, em conversa com Startups.

Educação e assistência

A solução da Parentallis parte de uma plataforma de conteúdos educativos, ferramentas e apoio e atendimento humanizado para ajudar pais e cuidadores. “É um serviço 100% digital, em uma plataforma plug n’play para os clientes, oferecendo vídeos educativos e também a teleparentalidade, onde pais podem buscar aconselhamento com nossos especialistas”, explica Lara Tristão, CMO e outra cofundadora da startup.

De acordo com Fernanda, a parte do plug n’play é o que tem atraído os principais clientes da Parentallis, em especial seguradoras que querem adicionar uma camada extra em seu pacote de saúde mental, com foco nos pais.

“A gente tá focando muito esse mercado de grandes players no B2B2C, que tem grandes canais de distribuição. A gente percebe pelas próprias empresas, pela renovação delas e pelo interesse em novos produtos, que nossa solução é um diferencial para a carteira delas”, explica a CEO.

Passos para crescer

Segundo a CEO da edtech, por meio deste modelo de parcerias, a as soluções da Parentallis chegam a mais de 30 mil pessoas, e a companhia está com novos contratos na mesa para fechar até o fim do ano, aumentando essa base em cerca de 40%.

A Parentallis também tem um foco nos RHs das empresas, como um benefício adicional no pacote de bem estar para colaboradores que são pais. Entretanto, segundo Lara, um produto específico de parentalidade ainda é visto com resistência pelas empresas, que oferecem benefícios de saúde mental mais generalizados.

Com pouco mais de um ano de mercado, a Parentallis ainda tem uma operação pequena – cerca de nove colaboradores – mas já está se movimentando para expandir sua presença. Recentemente, a companhia anunciou novos produtos.

“Lançamos também um produto inovador voltado para pais que viajam com crianças pequenas, garantindo orientação, planejamento e suporte emocional durante as viagens. E, por último, construímos uma assistência parental específica para pais/mães viúvos, ajudando-os a enfrentar os desafios de educar seus filhos sozinhos”, conta Fernanda.

Para selar essa expansão, a marca também apresentou uma nova identidade visual, evidenciando um coração no seu logo, simbolizando um posicionamento importante para as fundadoras. “A mudança vai além da estética. Estamos traduzindo visualmente nossa missão de apoiar pais, educadores e empresas em uma jornada de transformação emocional. Acreditamos que a parentalidade consciente é o caminho para construir uma nova geração emocionalmente saudável”, finaliza Lara.