Redes sociais

Como as redes sociais afetam seu comportamento alimentar?

Plataformas como Instagram, Twitter e TikTok acabam por incentivar comportamentos compulsivos ou transtornos alimentares

Emagrecimento (Imagem: Freepik)
Emagrecimento (Imagem: Freepik)

Receitas sem orientação profissional, medicamentos sem prescrição e cobranças constantes a respeito do “corpo perfeito”. Com as redes sociais na palma da mão, o que comemos e como nos relacionamos com a comida tem sido cada vez mais influenciado por tendências digitais — nem sempre benéficas à saúde.

Essa foi a conclusão de uma análise apresentada pela Merck (empresa alemã da indústria química, farmacêutica e de ciências biológicas) e pela consultoria Ilumeo em encontro com a imprensa na última quarta-feira (19).

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Encontro com comunicadores tratou de temas como obesidade e magreza extrema (Foto: Giulia Frazão)

O estudo levou em conta postagens feitas pelo Instagram, X (antigo Twitter) e TikTok, que mostram que as pessoas são conduzidas a comerem mais (ou menos) por conta de alguns tipos de postagens ou até mesmo trends — conteúdos digitais que ganham relevância durante um curto prazo de tempo.

A exemplo disso, uma problemática seria a respeito da trend “magras, magras, magras”, popular no TikTok, que mostra, especialmente, mulheres tendo comportamentos destrutivos que passam por qualquer orientação profissional para conseguirem emagrecer.

A pesquisa da Merck e Ilumeo também apontou diversos conteúdos recomendando alimentos ou remédios como emagrecedores, novamente, sem que haja qualquer explicação médica ou, até mesmo, comprovação científica dentro disso. “É como se isso aqui substituísse tudo, substitui um médico, qualquer dieta feita por um nutrólogo ou nutricionista”, disse o Dr. Otavio Freire, sócio fundador da Ilumeo, professor da USP (Universidade de São Paulo) e palestrante do encontro.

Por outro lado, vídeos de Mukbang (fenômeno que surgiu na Coreia do Sul) podem ser um incentivo para comer mais, já que esse tipo de mídia costuma partir para o extremismo e para o absurdo, mostrando criadores de conteúdo consumindo grandes quantidades de alimentos ultraprocessados.

De acordo com o Dr. Otavio Freire, esse tipo de conteúdo serve como um gatilho imediato difícil de controlar. “Com esse tipo de vídeo, você está gerando na população um comportamento fantasma que pode gerar uma compulsão”.

Conteúdo repetitivo

O estudo mostrou que, ao consumir esses vídeos e postagens, mesmo que tenham apenas passado pela sua timeline, o algoritmo da rede social volta a mostrar conteúdos semelhantes para o usuário, especialmente se houve algum tipo de interação. Nisso, o usuário acaba sendo conduzido a comer mais ou menos, por conta do “incentivo” da rede social.

Uma possível solução para isso seria “reeducar” sua rede social, marcando o conteúdo com a ferramenta “não tenho interesse” (Instagram) ou “não interessado” (TikTok). Assim, aos poucos, a rede social irá parar de mostrar essas postagens.

Procure um profissional de saúde

A análise também apontou que, na busca pelo emagrecimento, muitas pessoas recorrem às redes sociais em vez de procurar orientação médica. As plataformas oferecem uma grande quantidade de conteúdos sobre dietas e estratégias para perder peso, muitas vezes divulgados por influenciadores sem formação na área da saúde.

Essa tendência pode levar à adoção de métodos restritivos ou ineficazes, colocando em risco a saúde e o bem-estar dos indivíduos. “Muita gente vai no TikTok e confia mais no influenciador do que em um médico. É muito grave”, menciona o Dr. Otavio Freire.

Vale lembrar que, para garantir um emagrecimento saudável, é essencial buscar a orientação de um profissional da saúde, como nutricionistas e médicos especializados.

Esses especialistas avaliam as necessidades individuais, consideram fatores como metabolismo, histórico clínico e estilo de vida, e indicam abordagens seguras para a perda de peso. Diferentemente das dietas disseminadas nas redes sociais, um acompanhamento profissional reduz riscos à saúde e aumenta as chances de alcançar bons resultados.