
A Company Hero e a Deel anunciaram uma parceria estratégica para oferecer benefícios – como plano de saúde, seguro de vida e apólices que cobrem bens materiais – a profissionais brasileiros que atuam remotamente como PJs (pessoa jurídica) para empresas estrangeiras sem filiais no Brasil. A proposta é de levar a esses profissionais benefícios até então restritos a vínculos CLT.
A iniciativa vem na esteira de um aumento de 53% na contratação de brasileiros por empresas estrangeiras em 2024, com destaque para Estados Unidos, Suíça e Reino Unido. Os dados são da própria Deel, startup americana especializada em gestão de pagamento para equipes remotas internacionais.
Além disso, a parceria vai de encontro à estratégia da Company Hero de ampliar sua oferta de benefícios para PJs. Em janeiro deste ano, a empresa anunciou a aquisição das corretoras de seguros Duca Saúde e Segure.Me, adicionando esses serviços a outros já oferecidos pela plataforma, como apoio na formalização e abertura de CNPJ, escritório virtual e integração a uma rede de contadores parceiros, incluindo Contabilizei, Amigotech, Caveo e Agilize.
Em entrevista ao Startups, Philipe Marques, diretor de Seguros da Company Hero, afirma que os modelos de trabalho têm mudado em todo o mundo, com cada vez menos demanda por profissionais de carteira assinada. Segundo ele, isso gera desafios tanto para os trabalhadores, quanto para as companhias.
“De um lado, o profissional tem que passar a se virar e, do outro lado, a empresa e o RH que querem contratar também buscam entender como será essa nova dinâmica. Essa junção de Deel e Company Hero é justamente para ajudar as empresas e RHs a resolverem isso”, aponta.
Cristiano Soares, head of Expansion Latam da Deel, acrescenta que a contratação no modelo PJ é prática comum em outros países, mas ainda enfrenta resistência no Brasil, principalmente pela ausência de benefícios. “Até mesmo quando você vai contratar alguém aqui no Brasil, o primeiro receio são os benefícios, o medo de perder o plano de saúde da empresa. E isso acaba, inclusive, barrando muitos aceites de profissionais. Eu acho que a proposta vem muito a calhar, porque você começa a permitir que profissionais independentes tenham acesso a benefícios que fazem uma baita diferença na qualidade de vida”.
Mais agilidade nos benefícios
Para Philipe, a parceria também representa um salto significativo na experiência do PJ. Segundo ele, atualmente, um profissional leva em média 90 dias para conseguir contratar um plano de saúde por conta própria – um processo burocrático e repleto de incertezas.
Com a integração da solução de marketplace da Company Hero à plataforma da Deel, essa jornada passa a ser mais simples: o prestador de serviços pode encontrar e ativar seu plano em questão de um dia, escolhendo de forma autônoma e rápida a opção que melhor atende às suas necessidades.
Cristiano complementa que a iniciativa também gera impacto direto para as empresas internacionais, que se tornam mais competitivas na hora de contratar brasileiros. “Elas conseguem equiparar algumas propostas, porque normalmente quando você vai contratar um funcionário PJ, você acaba pagando a ele um pouco mais para compensar a perda de benefícios. Mas não necessariamente isso se reflete em um valor direto para o PJ. Porque se ele não tiver uma organização financeira, esse ganho extra não é convertido no benefício que ele deseja ter. Essa parceria facilita a contratação, retenção e engajamento desses trabalhadores remotos no Brasil”.