O renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em parceria com a consultoria de inovação Opinno, divulgou os vencedores do MIT Innovators Under 35 Latam 2022, prêmio que reconhece jovens que atuam no desenvolvimento de ciência e tecnologia com alto impacto na sociedade. Internacionalmente, o prêmio já nomeou grandes personalidades como Mark Zuckerberg, Larry Page, Sergey Brin e Jonathan Ive.
“Estamos convencidos de que mentes brilhantes podem ser encontradas em qualquer lugar do planeta. É por isso que nesta edição procuramos jovens, com menos de 35 anos, que tenham um componente muito forte de trabalhar com tecnologias profundas e que tenham conseguido tirar esta ciência do laboratório e chegar às indústrias ou à real economia na forma de empresas, patentes ou novos empreendimentos e que, por sua vez, geram empregos que ajudam a melhorar a sociedade”, afirma Pedro Moneo, fundador da Opinno e editor-chefe do MIT Technology Review em espanhol, em nota.
O executivo ressalta a importância do trabalho inovador de jovens latino-americanos e a necessidade de valorizar essa contribuição científica. A lista inclui inovadores do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Peru, selecionados com apoio de um júri internacional de especialistas em todas as áreas abrangidas pelas iniciativas.
São elas: biotecnologia e medicina; inteligência artificial e robótica; software; energia e sustentabilidade; internet e web; eletrônica e hardware; transportes; nanotecnologia e materiais; e telecomunicações. O prêmio também destacou a participação de projetos que se relacionam com os problemas sociais de cada país.
Fazendo jus à sua posição de maior ecossistema de startups e principal economia da região, o Brasil emplacou 5 nomes no ranking final. Todos jovens inovadores serão premiados publicamente na cidade de Lima, Peru, no dia 20 de outubro.
Os jovens brasileiros mais inovadores de 2022, segundo o MIT
Veja, a seguir, os inovadores brasilerios reconhecidos pelo MIT:
Danilo Costa, 34
Danilo Costa é fundador da Educbank, fintech voltada a serviços de antecipação de recebíveis para escolas de educação básica. Em julho, a startup levantou uma série A de R$ 200 milhões, liderada pela Vasta Educação, com participação do fundo Marrakech Capital.
João Abreu, 29
O economista João Abreu é cofundador e diretor-executivo da Impulso Gov, que faz o uso inteligente de dados para transformar a saúde pública do Brasil. Com a solução, João busca que as administrações públicas prestem melhores cuidados de saúde a todos os habitantes do país.
Rodrigo Salvador, 33
Rodrigo Salvador é cofundador e presidente da Passei Direto, rede de estudos adquirida pela UOL Edtech em 2021. Segundo dados do site da empresa, a Passei Direto soma 32 milhões de usuários e 16 milhões de materiais.
Rafael Ferreira, 25
Aos 25 anos, Rafael Ferreira é o idealizador da N.Verse, ferramenta de computação espacial que permite criar metaversos de realidade aumentada e imersiva para empresas. Com essa plataforma, o jovem brasileiro democratiza e engrandece essas tecnologias disruptivas, ajudando empresas a criar experiências imersivas e inovadoras.
Juliane Sempionatto, 32
Doutora em Nanoengenharia e pesquisadora do Instituto de Tecnologia da California, Juliane Sempionatto criou um sensor portátil capaz de registrar a pressão arterial e informações sobre o sangue, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e previnir doenças cardíacas a baixo custo.