A Conta Simples, fintech que atende pequenas e médias empresas, anuncia a chegada de Taeli Klaumann para assumir o cargo de CFO da empresa. A executiva é a primeira diretora financeira da startup fundada em 2018. Até então, as decisões da fintech nesse sentido eram tomadas pelo CEO e cofundador, Rodrigo Tognini, junto à gerência financeira.
Formada em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Taeli acumula em sua bagagem passagem por grandes empresas e indústrias como Danone, Delta Airlines e Syngenta. Seu ingresso no ecossistema de startups se deu há 2 anos pela legaltech Docket, onde atuou como CFO.
“Migrar do mundo corporativo tradicional para o ecossistema inovador é um grande degrau. Você passa a não contar mais com 200 diretores para pedir ajuda, passando a ser o próprio decisor. Ao mesmo tempo em que está estruturando o time, deve pensar em estratégias para ajudar o negócio a crescer, trazer mais rentabilidade, etc.”, conta Taeli ao Startups, sobre os desafios em sua carreira.
A proposta para assumir a diretoria financeira da Conta Simples foi feita por Rodrigo há mais de 1 ano, mas, segundo Taeli, não era o momento ideal de deixar a Docket, já que havia “muitos pratos para serem equilibrados” por lá.
Planos para a Conta Simples
Em sua nova missão como CFO da Conta Simples, Taeli vai basear seus próximos passos em apoiar a jornada da pequena e média empresa no momento em que ela precisa vender mais. Uma estratégia alinhada ao plano da fintech de ser mais do que um banco digital para empresas e se tornar um “sistema operacional” para os negócios.
“Em 2023, o foco será continuar o processo de evolução dos produtos, entregando ainda mais facilidade nas operações. Encontrar as alavancas do business do cliente com mais facilidade, sem burocracia”, afirma. Inclusive, a executiva adiantou que vem mais um lançamento de produto muito em breve, no entanto, não quis dar spoilers.
A Conta Simples tem uma base de 60 mil clientes, sendo a maioria empresas do mundo digital. Por isso, em seu 1º movimento de aquisição, ela incorporou a mineira Hackr Ads, que ajuda na criação e gestão de anúncios no Facebook/Instagram e no Google.
Além de mais comodidade e mais valor agregado para a conta oferecido aos clientes, a ferramenta é uma fonte de diversificação de receita para Conta Simples, um passo importante principalmente diante da mudança na regulação dos cartões pré-pagos feita pelo Banco Central, que mexeu com o modelo de negócios de boa parte das fintechs ao limitar o quanto elas podem ganhar com a taxa de intercâmbio paga pelas bandeiras de cartão.
Questionada sobre a volta de eventuais cobranças pelos serviços ofertados pela Conta Simples – a fintech anunciou que vai cobrar mensalidade dos clientes que gastarem menos de R$ 1 mil por mês no cartão a cada 30 dias – Taeli comenta que ainda há muita coisa em discussão para 2023. “Estamos estudando o que faria sentido cobrar do cliente, sempre de olho nas regras do Banco Central a serem obedecidas. Lembrando que a maioria dos nossos serviços são gratuitos”, diz.
Sororidade
Além dos novos desafios na fintech, Taeli também se dedica a aumentar a participação feminina na liderança das empresas, por meio da W-CFO BRAZIL. A organização formada por mulheres CFOs e C-level, visa fomentar o diálogo sobre finanças e economia em um ambiente seguro.
“Somos um grupo de 90 mulheres, porém o impacto é muito maior, já que existem programas de mentoria para desenvolvimento de outras mulheres que queiram alcançar posições ainda maiores dentro de finanças. Também temos nos conectado com outros grupos de empreendedoras e executivas para ativar o networking e a troca de conhecimentos”, finaliza.