A Vetor AG Ventures, extensão do programa de inovação Vetor AG, da Andrade Gutierrez, anunciou o executivo Rogério Rabelo como novo CEO da corporate venture builder (CVB) da companhia mineira do setor de construção civil. O engenheiro com formação na Universidade Federal de Ouro Preto terá como objetivo ajudar a desenvolver novas soluções para os desafios dos canteiros de obras.
“Existem muitas oportunidades de desenvolvimento, entretanto, ainda falta escalar as inovações que saem dos canteiros de obras. O papel do Vetor AG Ventures é ajudar as startups a desenvolver negócios que resolvam os desafios do setor de infraestrutura, engenharia e construção. Apoiamos as startups no desenho do planejamento estratégico, na conexão com clientes, fornecedores, mentores e investidores, além de auxiliar na estrutura de governança e visibilidade no mercado”, explica o novo CEO.
Com MBA em Finanças e Projetos, Rogério consolidou sua carreira como gerente de projetos e de inovação em companhias globais de siderurgia, mineração e construção civil, chegando a administrar projetos acima de US$ 10 milhões. Também atuou como consultor sênior em projetos para aumento de produtividade e eficiência, descarbonização, e inovação, entre outras frentes.
Próximos passos
Para os próximos anos, a ideia, segundo o executivo, é apoiar até 30 startups cujas soluções possam ser utilizadas em toda a cadeira de parceiros da Andrade Gutierrez, passando pelas áreas de energia, óleo e gás, saneamento, infraestrutura e mineração, entre outras.
“Estima-se que mais de 50% das startups morrem nos primeiros 4 anos. Nosso papel como uma CVB é apoiar o desenvolvimento dessas startups e o mercado para que elas possam crescer e receber grandes aportes, virando uma grande empresa no setor de construção e infraestrutura”, finaliza.
André Medina, Superintendente de Inovação da Andrade Gutierrez, afirma que o mercado de Engenharia e Construção é tradicionalmente pouco digitalizado e inovador, e oferece oportunidades para as construtechs e infratechs.
“Percebemos que o número de startups que atuam solucionando dores do nosso setor é muito pequeno. Por isso resolvemos dar o próximo passo e criar o Vetor AG Ventures com o intuito de apoiar o desenvolvimento de startups da construção e infraestrutura”, afirma.