A Norte Media, startup brasileira focada na criação de marcas em parceria com influenciadores e criadores de conteúdo digital, recebeu o seu primeiro aporte, no valor de R$ 1 milhão. Com os recursos, a companhia vai investir na expansão da sua primeira marca, a Guday, e lançar a segunda ainda em 2024
“Ao longo dos anos, houve um aumento da conexão entre o mercado de creators e o varejo, com cada vez mais personalidades criando suas próprias marcas”, afirma Enzo Moreira, cofundador da Norte Media, em entrevista ao Startups. Como exemplos, ele cita o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que lançou o destilado Vermelhão com a Better Drinks, e a cantora Ludmilla, que lançou o perfume Lood Pantera e uma outra versão do produto em body spray.
De olho neste potencial, a Norte Media decidiu ir um pouco além. “A gente acredita que as grandes marcas estarão ligadas a influenciadores nativos digitais. Ou seja, pessoas que criaram uma comunidade na internet, e não uma celebridade que simplesmente migrou para a internet. Esse foi o nosso precursor para desenvolver as marcas e conversar com os primeiros influenciadores”, explica Enzo.
A Norte foi fundada por Enzo e os colegas Gabriel Delgado e João Leão, todos com 22 anos. Os jovens empreendedores se conheceram no curso de administração da Link School of Business e, no terceiro ano da faculdade, tiraram a empresa do papel após uma viagem para Palo Alto, na Califórnia, onde estudaram diversos casos de influenciadores que criaram suas próprias marcas.
Em seu primeiro aporte, a startup atraiu investidores-anjo como Hernane Ferreira Jr. (The News), Danilo Dias (Dr. Scriba), Vinicius Andrade (BB&CO e Basicamente), entre outros.
Gummies nutricionais
Há cerca de oito meses, a Norte Media trouxe para o Brasil um conceito de produto já popular no exterior: as balinhas de goma elaboradas com ingredientes naturais para suplementação. Lançada em conjunto com a influencer Manu Cit, a Guday combina sabor e nutrição ao oferecer gummies de vitaminas e creatina para tornar a suplementação mais simples e divertida. A marca projeta faturar R$ 8 milhões em 2024 e dobrar o resultado no próximo ano.
Parte disso será conquistado com a entrada no varejo. O produto, antes disponível apenas no site da Guday, agora terá presença em grandes redes como os supermercados Zona Sul e as farmácias Drogasil e Drogaria Araujo. “O influenciador coloca a marca na cabeça das pessoas. Mas se não estivermos presente nas grandes redes, corremos o risco das pessoas procurarem os produtos e, ao não encontrarem, optarem pelas grandes marcas. A estratégia é unir a distribuição no varejo com o poder da audiência do criador de conteúdo”, explica Enzo.
Em paralelo, a Norte se prepara para lançar a segunda marca do seu portfólio, desta vez em parceria com a influenciadora Malu Borges. Segundo Enzo, o novo produto também será no mercado de saúde e bem-estar, e já será lançado com presença no varejo, além do site oficial. Outros detalhes ainda são mantidos em segredo.
House of brands
O objetivo da Norte Media é ser a house of brands dos criadores de conteúdo. “Talvez a melhor forma da comunidade se relacionar com um influenciador é por meio de uma marca em que o creator entrega a sua essência”, avalia Enzo. A ideia é que os creators utilizem a sua audiência para construir negócios sólidos, autênticos e que de fato conectem com o seu público.
“Muitas vezes, os influenciadores optam por fazer uma publicidade de um hambúrguer, chocolate ou qualquer outro produto que não tem relação com a sua comunidade. Na Norte, a gente coloca a comunidade no centro e pensa, em conjunto com o influenciador, qual produto tem fit com a sua audiência”, destaca o empreendedor.
A startup atuará principalmente com marcas no mercado de beleza e bem-estar – pelo menos neste momento inicial. A projeção é lançar seis marcas nos próximos três anos, com alguns dos maiores influenciadores do Brasil. “Trouxemos investidores que são pessoas de mercado, com muita experiência para ajudar a estruturar a companhia e nos firmar como house of brands. Agora, o foco é entender a sinergia entre as marcas, validar os próximos produtos e fortalecer a tese como um todo”, pontua.
Segundo Enzo, a Norte Media resolve algumas das principais dores dos grandes influenciadores de conteúdo. “Eles deixam de depender da publicidade para lucrar. Além disso, a gente ajuda a reduzir o risco porque fazemos um investimento inicial, e cuidamos da operação da marca no dia a dia. Assim, deixamos o creator livre para trabalhar naquilo que ele é bom: comunicar e se conectar com a sua audiência, atuando como um diretor criativo da marca criada”, explica.