
A Harpie, plataforma de segurança Web3 conhecida por prevenir o roubo de criptomoedas e outros ativos digitais, anunciou o encerramento de suas operações na última quinta-feira (27). Apoiada por gigantes do setor como Coinbase e OpenSea, a empresa atribuiu o fechamento a um modelo de negócios insustentável.
A plataforma se destacou por sua tecnologia de firewall onchain, que monitorava transações em tempo real para impedir golpes, ataques de hackers e transferências não autorizadas, permitindo aos usuários proteger suas carteiras digitais e recuperar ativos roubados.
O encerramento da Harpie acontece pouco mais de dois anos após a plataforma receber um investimento de US$ 4,5 milhões em uma rodada liderada por Coinbase Ventures, Dragonfly Capital e OpenSea. O aporte tinha como objetivo ampliar suas ferramentas de proteção contra diversos tipos de ataques e oferecer serviços para grandes empresas, como tesourarias corporativas.
Com o apoio dessas gigantes do setor, a Harpie havia se consolidado como uma das principais soluções de segurança Web3, monitorando carteiras digitais para identificar ameaças e impedir roubos em tempo real.
Anúncio de despedida
Em uma mensagem de despedida publicada no X (antigo Twitter), a equipe da Harpie agradeceu aos usuários e à comunidade cripto. “Somos gratos a todos que usaram a Harpie. Tentamos criar um ecossistema de criptomoedas sem roubo, mas infelizmente não conseguimos criar um modelo de negócios sustentável em torno dele. Esperamos ter inspirado novas empresas a assumir a responsabilidade de resolver esse problema”, diz a postagem.
We're grateful for everyone that used Harpie. We attempted to create a theft-free crypto ecosystem, but unfortunately could not create a sustainable business model around it. We hope that we inspired new companies to take the torch of solving this problem.
— Harpie (@harpieio) March 27, 2025
Mesmo com o encerramento, a plataforma expressou esperança de que outras empresas continuem buscando soluções para tornar o ecossistema de criptomoedas mais seguro. “Esperamos ter causado impacto e inspirado novas empresas a assumir a responsabilidade de resolver o problema do roubo de criptomoedas. Obrigado por fazer parte da nossa jornada”, diz a homepage do site oficial da Harpie.