A B3 está ampliando sua oferta de serviços tecnológicos com o intuito de apoiar o crescimento de startups e pequenas e médias empresas e também contribuir para a democratização do mercado de capitais. A companhia acaba de lançar uma solução de ativos tokenizados para plataformas de crowdfunding, desenvolvida com o apoio das plataformas de investimento em startups Kria e EqSeed.
“Estamos trazendo para o mercado uma solução white label ágil e segura, que possibilita ao setor de crowdfunding oferecer um ambiente para que os investidores possam transacionar sua participação em startups e pequenas e médias empresas. O uso de plataformas de financiamento coletivo muitas vezes é o primeiro passo das empresas no mercado de capitais”, afirma Jochen Mielke de Lima, CEO da B3 Digitas, em nota.
A solução possibilitará a tokenização dos Contratos de Investimento Coletivo (CICs) e dos ativos emitidos nas plataformas de crowdfunding durante as captações primárias. Esses tokens poderão ser negociados posteriormente pelas plataformas que utilizam a tecnologia da B3, com liquidação financeira via PIX, controle de titularidade e rastreabilidade das operações, oferecendo aos investidores a facilidade e segurança na compra e venda de suas participações.
De acordo com a B3, as plataformas poderão oferecer aos investidores um ambiente personalizado, prático e seguro para a negociação subsequente de ativos. “Isso será possível graças à expertise e resiliência operacional da B3, que desenvolveu a tecnologia necessária. Dessa forma, as plataformas não precisarão criar sua própria tecnologia do zero, garantindo a realização das captações primárias e transações subsequentes em um único lugar”, destaca a B3, em comunicado enviado à imprensa.
Segundo Camila Nasser, cofundadora e CEO do Kria, a parceria é um passo importante para impulsionar o investimento em PMEs com liquidez, segurança e compromisso. “Há 10 anos olhamos para as PMEs, que representam 30% da economia brasileira mas eram excluídas do mercado de capitais, e iniciamos um processo de abertura desse mercado para elas. Termos um player como a B3 olhando para esses negócios, interessada no que construímos até aqui e em somar forças para construções futuras é de grande importância para o mercado brasileiro”, diz a executiva, ao Startups.
Ela acrescenta que, com a novidade, as ofertas de investimento no Kria ficarão ainda mais interessantes tanto aos empreendedores quanto investidores. “Podemos abarcar a infraestrutura B3 em nosso processo, para trazermos liquidez aos investimentos”, pontua. A expectativa é que isso impulsione novas captações, por meio de uma infraestrutura ainda mais robusta.
Para Greg Kelly, CEO da EqSeed, o movimento da B3 comprova a relevância e o potencial do mercado de crowdfunding de investimento. “A EqSeed se orgulha de ser escolhida pela B3 para trabalhar nessa solução em conjunto, fato que reforça nosso protagonismo no mercado. A B3 se apresenta como a parceira ideal para implementar uma solução tokenizada que facilita transações secundárias”, afirma, em nota.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a bolsa do Brasil a oferecer essa tecnologia no dia 2 de abril. A B3 ofertará a infraestrutura para tokenização e negociação de ativos e não atuará como contraparte central nem interferirá nas operações feitas, que continuarão sendo gerenciadas pelas plataformas de crowdfunding, assim como o relacionamento com startups, empresas e investidores.