Redes sociais

De trend a renda: morango do amor já movimentou R$ 3,1M no Brasil

Para CEO da Yooga, febre do doce de morango demonstra importância do impacto que as redes sociais têm para transformar hábitos de compra

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Morangos frescos
Morangos frescos (Imagem: Canva)

Depois do boneco Labubu e do livro de colorir Bobbie Goods, mais um modismo chegou às redes sociais: morango do amor. A sobremesa feita com morangos frescos cobertos por uma camada doce e crocante parecia ser um simples modismo digital, mas já saiu das telas para invadir vitrines de confeitarias, docerias e restaurantes em todo o país.

Um levantamento feita pela Yooga (que visa simplificar a gestão de bares e restaurantes) e obtido em primeira mão pelo Startups, diz que 580 docerias e confeitarias que utilizam a plataforma e incluíram o morango do amor no cardápio nos últimos 15 dias venderam juntas mais de 127.800 unidades, movimentando cerca de R$ 3,1 milhões.

Para Vinicius Melo, CEO da Yooga, o ocorrido demonstra a urgência de entender o impacto que as redes sociais têm. Com a linha entre o real e o virtual cada vez mais tênue, as tendências de internet podem ajudar a alavancar certos desejos e curiosidades, além de transformar hábitos de compra.

“Com o morango do amor, percebemos resultados relevantes em cinco a sete dias de venda. Isso diz muito sobre essa nova economia de creators, redes sociais e o próprio varejo. Acho que essa é uma forma de mostrar para o empreendedor que TikTok não é dancinha, que Reels não é bobeira e que meio de comunicação não é aquela coisa que o marketing faz nas horas vagas”, comenta.

Ainda de acordo com o executivo, com poucas datas comemorativas movimentando os negócios, trends como a do morango do amor podem ser uma espécie de “alavanca” nas vendas de pequenos empreendedores.

“Eu diria que isso é o fôlego que muitas vezes um empresário não consegue ter nos dias corridos. Às vezes, eles passam o ano inteiro esperando por datas comemorativas, e acaba que eventos como esse dão um pico de faturamento que viabiliza muitas vezes o empresário a investir no negócio, a se manter vivo, a trazer um equilíbrio comparado a meses de chuva, então é quase que luz no fim do túnel”, aponta o CEO da Yooga.

Morango do amor em suas várias formas

O doce do momento também demonstrou a capacidade de adaptação de pequenas docerias e confeitarias. Vinicius observa que, com um toque de criatividade, foram feitas diversas versões “alternativas” do morango do amor, substituindo certos ingredientes da receita original.

“Tem uma browneria que atendemos que substituiu aquele creme de ninho por um brownie, então fizeram um morango com brownie do amor”, exemplifica. “E isso aconteceu em vários lugares. Fazer a primeira receita não foi um problema, até pela baixa complexidade. Mas o que a gente percebeu foi que eles foram inovando, tentando aproveitar o máximo possível da trend”, complementa.

O executivo finaliza que, para que os empresários aproveitem bem as trends de internet, é necessário estar sempre “antenado” ao mundo virtual e derrubar a barreira de que aquilo que acontece no TikTok e no Instagram não impacta a última linha.

Para além do varejo

Mas não foi só a venda de doces que cresceu com essa moda. Segundo a Hotmart, startup mineira de infoprodutos, as vendas de cursos e ebooks sobre morango do amor cresceram 343% entre os dias 17 e 23 de julho. No período, os produtos digitais relacionados ao doce movimentaram cerca de R$ 100 mil na plataforma.

No delivery, o sucesso também chamou a atenção. De acordo com um levantamento do iFood, entre junho e julho, o número de pedidos de morango do amor saltou de 11 mil para 275 mil, uma alta de mais de 2.300%. Em termos de volume, julho registrou a entrega de mais de 524 mil unidades do doce, representando um crescimento de 2.490% em comparação ao mês anterior. 

Somente o mês de julho acumulou mais pedidos que o ano de 2024 inteiro, aponta o iFood. Foram feitos cerca de 10.300 pedidos de morango do amorno ano passado, contra mais de 290 mil pedidos neste ano. Deste total, mais de 94% dos pedidos foram somente neste mês de julho.

O aplicativo aiqfome, focado em delivery no interior, também registrou crescimento de 2.000% nos pedidos de morango do amor, de junho para julho, quando o doce virou destaque na internet. Em termos de volume, julho contabilizou a entrega de mais de 2.633 mil unidades do doce contra 121 em junho.