A Amazon Web Services (AWS), plataforma de computação em nuvem da Amazon, demitiu “algumas centenas” de trabalhadores das áreas de vendas e marketing, além da equipe de tecnologia de lojas físicas da rede e na divisão de serviços globais. O layoff teria sido informado aos colaboradores da empresa por meio de e-mails internos enviados pelos executivos nesta quarta-feira (03), segundo o portal americano GeekWire.
Nas áreas de vendas, marketing e serviços globais, a maior parte dos cortes teria sido na vertical de treinamento e certificação, além de operações de vendas. Em comunicado, a empresa disse que está mudando seu foco para treinamento digital com autoatendimento e programas de treinamento administrados por parceiros externos. A AWS também citou sobreposição em algumas funções de gerenciamento de programas e operações de vendas. No ano passado, a Amazon já havia demitido milhares de trabalhadores em diversas áreas, incluindo a AWS.
“As mudanças que estamos fazendo estão preparando a organização para o futuro, alinhando-a com a nossa estratégia e prioridades e reduzindo a duplicação e a ineficiência. Reconheço o efeito que isso tem em cada indivíduo afetado”, disse Matt Garman, vice-presidente sênior da AWS, no e-mail que circulou entre os colaboradores.
Lojas físicas
Já com relação às lojas físicas, os cortes afetarão uma parte das equipes de identidade e checkout da AWS dentro da área de tecnologia, escreveu Dilip Kumar, vice-presidente de aplicativos da companhia, em uma mensagem separada aos funcionários.
Recentemente, a Amazon anunciou que deixará de usar a tecnologia “Just Walk Out” nas lojas Amazon Fresh de maior porte. A tecnologia proprietária permitia que os clientes fizessem as compras sem passar no caixa, com o pagamento debitado diretamente da conta do usuário na Amazon. De acordo com informações apuradas pelo The Information, a tecnologia funcionava bem nas lojas menores, mas encontrava problemas nas lojas maiores, já que os produtos são conferidos por câmeras com sensores que “seguem” os consumidores pelo estabelecimento.
“Aprendemos muito com o lançamento de tecnologias de identidade e checkout em nossas lojas Amazon Fresh de grande porte, e recebemos bons feedbacks dos clientes para informar nossos planos futuros”, escreveu Dilip. “Também estamos expandindo nossas tecnologias de identidade e checkout em lojas 1P [primárias] de formato menor e aumentando nossas localizações de terceiros.”
Apesar dos cortes, a AWS informou que continuará contratando em outros setores da companhia e que está trabalhando para realocar internamente os profissionais cujas funções foram eliminadas. Segundo o GeekWire, os cortes devem ocorrer em diferentes países e cidades, embora a maior parte seja em Seattle, cidade-sede da Amazon. Nos Estados Unidos, funcionários receberão salários e benefícios por pelo menos 60 dias, apoio na procura de emprego e acesso a benefícios de saúde transitórios, disse a empresa. Eles também terão direito a verbas rescisórias.