Demissões

Clearsale demite 9% do quadro para "gerar caixa"

Empresa dispensou 206 funcionários da área administrativa, movimento denominado como uma "reestruturação estratégica"

Cleasale
Clearsale. Crédito: divulgação

A Clearsale, empresa brasileira de soluções antifraude para comércio eletrônico, realizou uma onda de cortes em seu quadro de funcionários na última semana. Segundo dados divulgados nas redes sociais e confirmados pela própria Clearsale, as demissões afetaram cerca de 9% do total de colaboradores da companhia, que conta com aproximadamente 3 mil funcionários.

Segundo afirmou a Clearsale em nota enviada ao Startups, 206 funcionários da área administrativa foram dispensados, no que foi chamado pela empresa de uma “reestruturação estratégica”. “O processo foi conduzido com transparência e respeito, visando a geração de caixa para a sustentabilidade do negócio à longo prazo, adequando à estrutura ao momento econômico e ao planejamento estratégico de posicionamento e ofertas”, afirmou a empresa.

Entretanto, em conversas com fontes ligadas à Clearsale, o número e informações divergem um pouco. Segundo um ex-colaborador, em uma call interna após os cortes, a informação interna circulando na startup é que 278 pessoas foram demitidas. “Sei que muitos desses 278 eram coordenadores, product owners, líderes de times, especialistas de desenvolvimento”, disse a fonte.

De acordo com a mesma fonte, o passaralho pegou muitos de surpresa, já que em reuniões internas os comentários eram de que a empresa estava indo bem, apesar de dificuldades no mercado. Entretanto, alguns sinais de contenção de custos já estavam acontecendo. “A Clearsale tempos atrás tinha feito um layoff de atendentes, mas nunca tinha chegado algo na área de desenvolvimento”, destaca.

Sobre as razões para os cortes, a companhia não deu muitas informações além do comentário sobre geração de caixa e sustentabilidade a longo prazo. Entretanto, a fonte ouvida pelo Startups destacou que a Clearsale sentiu a queda nos números do e-commerce no pós-pandemia.

“Na pandemia, o e-commerce cresceu um absurdo, mas no pós-pandemia foi impossível manter os números. Ela lida com nomes grandes como Americanas, Boticário, Submarino. Quando esses não vão bem, a empresa também sente”, pondera.

Ainda falando sobre os cortes, a Clearsale afirmou que os profissionais afetados receberão assistência para o processo de recolocação, salários adicionais, além da extensão de diversos benefícios. “A companhia reafirma o seu compromisso em dar continuidade à prestação dos serviços aos clientes, com responsabilidade e excelência, mantendo o mais alto padrão de qualidade e atendimento”, completou a empresa, em nota.