Além da cobertura do Startups por diversos eventos pelo Sul e Sudeste, fechamos a semana com layoff. A edtech Descomplica, que tem entre seus investidores o SoftBank, demitiu 71 funcionários nesta semana, pouco mais de 1 ano após dispensar outros 61, quando decidiu cortar investimentos em mídia, segundo noticiou O Globo na época.
Ao Startups, a assessoria de imprensa da edtech confirmou os desligamentos, que chegam a 7% do quadro total da empresa, mas não deu mais detalhes como quais áreas foram impactadas ou quais tipos de benefícios serão oferecidos aos funcionários que deixam a Descomplica.
“A Descomplica esclarece que a redução do quadro de colaboradores foi fruto de ajustes organizacionais que tiveram como base a otimização de processos e foi realizada após nosso momento de revisão de performance de meio de ano. Movimentos assim precisam ser sempre conduzidos com muita robustez e olhar voltado às pessoas. A empresa reitera sua profunda gratidão por todos os profissionais que fizeram parte da sua trajetória, se sensibiliza com aqueles que foram impactados e segue comprometida em entregar uma experiência de qualidade para todos os seus alunos”, disse a empresa, em nota.
Segundo relatou ao Startups uma funcionária que foi desligada, a mensagem pra todos os demitidos foi de corte de gastos, de que a empresa está passando por um momento delicado. No entanto, parece que a mensagem aos que permaneceram na empresa é outra: “O CEO afirmou que a Descomplica tem centenas de milhões guardados, e deu motivos pífios para as demissões”, afirmou a fonte que preferiu não se identificar.