Nesta quarta-feira (30), a Dropbox comunicou a demissão de 20% da sua força de trabalho global, impactando cerca de 528 pessoas. A notícia foi confirmada pelo CEO, Drew Houston, em um comunicado público divulgado no blog da empresa.
Os desligamentos ocorrem enquanto a empresa passa pelo que o executivo chama de “período de transição”. “Nosso negócio FSS [File Sync and Share] amadureceu, e temos trabalhado para construir nossa próxima fase de crescimento com produtos como o Dash. No entanto, navegar nessa transição enquanto mantemos nossa estrutura atual e níveis de investimento não é mais sustentável”, escreveu.
Drew disse assumir total responsabilidade pela decisão e pelas circunstâncias que levaram a ela. De acordo com o CEO, as demissões afetam áreas onde a Dropbox enfrenta excesso de investimentos ou com desempenho abaixo do esperado. “Projetamos uma estrutura de equipe mais plana e eficiente no geral”, afirmou.
Ele acrescentou que a empresa segue enfrentando uma demanda enfraquecida, além de ventos macroeconômicos contrários ao negócio principal. “Os fatores externos são apenas parte da história. Ouvimos de muitos que nossa estrutura organizacional se tornou excessivamente complexa, com camadas excessivas de gerenciamento nos atrasando”, reconheceu.
A Dropbox se comprometeu em apoiar os funcionários demitidos durante sua recolocação no mercado, disponibilizando indenização por rescisão, equidade e pagamento de transição. Os funcionários afetados terão direito a 16 semanas de pagamento, com uma semana adicional por ano completo na empresa. Embora os pacotes de indenização variem conforme as normas locais, todos receberão seus direitos de capital deste quarto trimestre.
Quem estiver no plano de bônus corporativo terá um pagamento proporcional à sua meta de bônus de 2024, com base nas previsões de desempenho da empresa e alinhadas ao seu nível. Licenças remuneradas restantes, incluindo médicas e familiares, serão pagas, e apoio de imigração será oferecido aos portadores de visto. Nos EUA, a assistência médica será estendida por até seis meses, e no Canadá, por um mês. Além disso, todos os demitidos terão acesso contínuo ao Modern Health para suporte de saúde mental, poderão manter seus dispositivos da empresa e terão serviços de recolocação e coaching de carreira sem custo.
Próximos passos
“As mudanças que estamos fazendo hoje, embora difíceis, vêm em um momento crucial quando o mercado está acelerando precisamente onde colocamos nossas maiores apostas”, escreveu Drew, em tom esperançoso. “Os passos que estamos tomando hoje são necessários para fortalecer nosso produto principal e acelerar o crescimento de nossos novos produtos, disse.
A Dropbox disse que vai compartilhar mais sobre sua estratégia para 2025 nos próximos dias. “Compartilharemos mais detalhes sobre mudanças de alto nível ainda hoje e realizaremos reuniões gerais com toda a empresa no final desta semana para responder perguntas e discutir nossos planos com mais detalhes”, explicou.
No ano passado, a Dropbox decidiu acirrar a disputa pelo desenvolvimento de inteligência artificial generativa, ao anunciar o Dropbox Ventures, fundo de venture capital com US$ 50 milhões para apoiar startups de IA. Além dos recursos financeiros, o veículo de investimento oferecerá orientação para que as empresas criem produtos de IA que moldem o futuro do trabalho, conforme destacado pela Dropbox em comunicado.