Se janeiro foi até calmo em termos das chamadas “reorganizações internas” nas startups, parece que nas últimas semanas os negócios começaram a fazer cortes para equilibrar contas e encarar 2024. A mais nova empresa a fazer este movimento é a Tembici, que dispensou 70 pessoas – cerca de 6% de sua operação na América Latina.
Os cortes foram confirmados pela própria Tembici à reportagem do Startups, mas não foram dados detalhes sobre as áreas atingidas. O número extra-oficial apurado pelo Startups indicava cerca de 150 pessoas – aproximadamente 12% da operação. Perguntada inicialmente sobre o número, a Tembici não quis comentar, mas após a publicação da matéria com os dados não oficiais, a companhia resolveu se pronunciar com o número oficial de demissões.
O site Layoffs Brasil já colocou no ar uma lista colaborativa com os nomes do profissionais dispensados, mostrando que as demissões atingiram áreas como produto, TI e RH, em diversos níveis de senioridade.
Segundo a startup de mobilidade, a decisão foi tomada após “uma análise cuidadosa do planejamento e reestruturação das atuais necessidades e prioridades da companhia”. “Apesar das mudanças na empresa, reforçamos o compromisso de atender com excelência nossos clientes que confiam em nossos serviços; e agradecemos pelo comprometimento e dedicação de todos os colaboradores que ajudaram a construir nossa história”, completou a companhia em comunicado.
Apesar dos cortes, a empresa também frisou que os colaboradores desligados terão um pacote de benefícios com pagamento extra de VA/VR, extensão temporária do Total Pass, acesso a plataforma de treinamentos da empresa, programa de assistência psicológica, apoio para recolocação e participação nos lucros (PLR).
A decisão de reorganizar seu quadro de colaboradores chega exatamente um ano depois da Tembici captar R$ 160 milhões em financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em um esforço para aumentar sua frota de bicicletas elétricas e comuns no Brasil, além de ampliar investimentos em tecnologia e inovação.
No fim do ano passado, a startup anunciou outro investimento, abrindo o Tembici LABS, seu Centro de Inovação e Tecnologia para mobilidade sustentável, com foco no desenvolvimento local de bicicletas inteligentes e estações. A companhia tem fábricas na na Zona Franca de Manaus e na cidade de Extrema (MG).
Temporada de demissões
2024 começou com a expectativa de recuperação para muitas startups, e até meados de janeiro parecia que as coisas estavam diferentes do ano anterior, quando o primeiro mês acumulou diversas ondas de demissão. Entretanto, a partir do fim de janeiro, este ano mostra que diversas startups ainda tinham ajustes a fazer em seus times.
Lá fora, nomes como TikTok e Google fizeram demissões em massa. Por aqui, a fintech Cora e a idtech Unico enxugaram equipes para reduzir operações em busca da sonhada sustentabilidade. A mais recente também ocorreu esta semana, com a MadeiraMadeira dispensando 10% para apostar em uma nova “arquitetura organizacional” para o negócio.