Demissões

Google demite: 4 áreas afetadas pelos cortes na gigante de tecnologia

Na última quarta-feira (10), a companhia anunciou a demissão de centenas de funcionários em todo o mundo

Google
Google (Foto: Canva)

O Google confirmou o que o mercado já vinha adiantando há algumas semanas. Na última quarta-feira (10), a gigante de tecnologia anunciou a demissão de centenas de funcionários em todo o mundo. 

Em dezembro, o The Information reportou que o Google tem planos de demitir até 30 mil funcionários para aumentar os investimentos em técnicas de IA e machine learning, reorganizando grande parte do departamento de vendas de anúncios. A tecnologia é capaz de sugerir e criar automaticamente anúncios com bom desempenho, sem a necessidade de trabalhadores humanos para realizar essas tarefas.

Agora, o movimento começa a ser colocado em prática. De acordo com a Reuters, as recentes demissões impactaram diversas áreas do Google. Entre os demitidos, estão James Park e Eric Friedman, cofundadores da Fitbit, empresa de monitoramento de saúde e condicionamento físico adquirida pelo Google por US$ 2,1 bilhões em 2019. A companhia não deu detalhes sobre qual será o impacto das demissões em cada país onde atua.

A empresa reforça que tem investido “de maneira responsável” nas maiores prioridades da organização. “Para melhor nos posicionar para essas oportunidades, diversos times fizeram mudanças na segunda metade de 2023 para se tornarem mais eficientes, alinhando recursos às suas principais prioridades. Algumas equipes continuam a fazer esses tipos de mudanças organizacionais, que incluem a eliminação de alguns cargos globalmente”, disse o Google, em nota.

Confira, a seguir, as áreas do Google mais afetadas pela recente demissão em massa:

Assistente de voz

De acordo com a Reuters, o Google vai demitir centenas de pessoas em sua unidade de assistente de voz – o Google Assistente – desenvolvido para realizar tarefas do dia-a-dia como ligar para pessoas, mandar mensagens, fazer pesquisas e conversar com o usuário.

Hardware

“Algumas centenas de funções estão sendo eliminadas na equipe de hardware responsável pelo Pixel (linha de smartphones desenvolvida pelo Google), Nest (alto-falante inteligente) e Fitbit (relógios e dispositivos inteligentes para monitoramento de saúde, exercícios e condicionamento físico)”, cita a Reuters.

Realidade aumentada

Sem dar detalhes, a companhia confirmou que, além de demitir centenas de pessoas no time de hardware do Pixel, Nest e Fitbit, a maioria das pessoas na equipe de realidade aumentada está sendo dispensada.

Engenharia

Sem dar muitos detalhes, a companhia confirmou que diversas funções na equipe central de engenharia também estão sendo afetadas.