A JustForYou, beautytech que fabrica cosméticos personalizados para cabelos, vinha em uma trajetória de crescimento – pelo menos, era o que parecia para quem olhava de fora. Há pouco mais de um ano, a empresa recebeu um aporte da Eurofarma, por meio do fundo Neuron Ventures. Embora o valor do cheque não tenha sido divulgado, a companhia foi avaliada em mais de R$ 100 milhões – uma das maiores startups do setor na América Latina.
Agora, o cenário é outro. Segundo apurou o Startups, a empresa demitiu sua equipe de aproximadamente 60 a 70 pessoas e reduziu significativamente a produção, atrasando a entrega de produtos adquiridos há pelo menos quatro meses.
“Eles pediram novos prazos para as entregas, mas mesmo assim não cumpriram. O problema se agravou, pois agora nem sequer somos atendidos”, diz um cliente ouvido pela reportagem. Na página do Reclame Aqui, vários usuários relatam ter passado por uma situação semelhante. “Fiz a compra de um kit em abril, eles adiam a data da entrega e alegam que estão com alta demanda, mas já fazem três meses que espero e já tentei contatá-los e não tenho resposta”, afirma outro um cliente. Os canais de atendimento da JustForYou – incluindo comentários nas redes sociais – foram desativados.
A startup foi fundada em 2019 por Caio de Santi, Alex Eduardo Domingos e Rodrigo Stoqui e, em dois anos, chegou a R$ 20 milhões em faturamento. A proposta da JustForYou é fabricar shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes de forma personalizada, por meio de uma plataforma de inteligência artificial que identifica as principais dores e necessidades para cada perfil de consumidor.
Pessoas com familiaridade no assunto afirmam que houve um problema com os fornecedores, o que levou à falta de matéria-prima para a produção dos pedidos. “Ficávamos dias esperando a chegada dos insumos e embalagens. Os pedidos atrasavam e as reclamações dos clientes eram constantes”, afirmou um ex-funcionário. Embora a operação não tenha parado por completo, o ritmo está bem mais devagar.
“Fomos dispensados com a promessa que ficaríamos uma semana em casa até a chegada das matérias-primas, e ninguém seria demitido. Ficamos fora um mês, alguns em home office, sem receber. Enquanto isso, as vendas do site não pararam. Tudo isso sabendo que não era possível entregar os pedidos”, completa.
Ex-colaboradores alegam que a companhia estava em busca de um aporte financeiro para recuperar as operações, porém não conseguiu o investimento. A empresa ainda não teria pago os direitos trabalhistas de rescisão e atraso dos salários.
O Startups entrou em contato com a JustForYou, mas ainda não recebeu um posicionamento sobre as movimentações.