Aqui no Startups já é costume nosso soltar todo mês um levantamento com o volume de investimentos em startups latino-americanas e brasileiras, a fim de entender as movimentações do mercado. Entretanto, devido às mudanças no cenário atual, pelo jeito temos um novo indicador para noticiar.
O site Layoffs Brasil fez um levantamento das demissões realizadas em fevereiro, e deu a real: mais de 30 startups nacionais fizeram cortes em massa. Segundo os números compilados, 2.721 colaboradores foram impactados pelas demissões.
De acordo com a lista, as maiores demissões em massa, em número de funcionários, foram as da fintech C6 Bank, que dispensou cerca de 500 pessoas, segundo as contas do Layoffs, e da Loggi, que demitiu 250 funcionários. O unicórnio Neon tambpem está na lista, ao dispensar cerca de 200 pessoas.
Outros nomes também chamam a atenção no levantamento, como a edtech Fluency Academy, que reduziu sua força de trabalho em 200 pessoas, e a fintech Solfácil, que demitiu 150 colaboradores.
Para conferir a lista completa de empresas que fizeram cortes em massa nas suas forças de trabalho, acesse este link. E se quiser saber mais detalhes sobre as demissões em diversas das empresas listadas, confira as matérias abaixo:
- Um ano depois de virar unicórnio, Neon demite 9% do quadro
- C6 Bank inicia onda de demissões e desperta reação sindical
- DocuSign faz 2ª leva de demissões e corta mais 700 funcionários
- Yahoo encerra operação no Brasil e demite 80 pessoas
- Google demite funcionários no Brasil após anunciar corte global
- “Apadrinhada” do SoftBank, Open Co demite 15% do time
- Edtech Galena demite 30% e muda estratégia com foco no B2B
- Quatro meses após aporte, fintech Solfácil faz demissão em massa