O Nubank acaba de anunciar uma reestruturação da área de operações no Brasil, o que culminou com o desligamento de 296 profissionais nesse setor. A informação foi publicada no site da companhia nesta quarta-feira. É o maior corte realizado pelo banco digital, que tem cerca de 8 mil funcionários.
Conforme destacou em comunicado, a área de operações da fintech era dividida em unidades independentes com foco em cada produto. Segundo a companhia, essa estrutura atendeu o “período passado de expansão de um produto para uma plataforma multi-produtos”, mas agora notou-se a necessidade de consolidar e centralizar as equipes de produto.
“Isso permitirá um atendimento ainda mais completo aos clientes e ganhos de escala, com uma gestão integrada de todos os produtos e serviços”, afirmou o Nubank no texto, reforçando que algumas funções e posições se tornaram “redundantes” nesse novo modelo.
Conforme a empresa, diversos grupos de funcionários já foram ou serão reposicionados internamente em outras funções e equipes.
Às pessoas demitidas, o Nubank diz ter oferecido um pacote de benefícios, que inclui salários adicionais por tempo de casa, extensão temporária do plano de saúde, e uma verba de apoio para recolocação no mercado. De acordo com o banco, as movimentações foram em funções administrativas, e não terão impacto no atendimento final ao cliente.
A empresa afirma, ainda, não prever outras reestruturações. “Em outras áreas, seguimos um ritmo normal de contratações e desligamentos de acordo com nossos planos de negócios e desempenho de funcionários”, disse o Nubank.
Onda de demissões
Pelo menos desde o fim do ano passado o Nubank tem feito desligamentos. Em janeiro, por exemplo, encerrou o serviço de assessoria de investimentos, o que resultou no corte de 40 pessoas.
Dois meses depois, o banco digital fez uma nova rodada de demissões, incluindo uma polêmica cláusula de “não difamação” da empresa, conforme noticiou o Portal do Bitcoin à época.
A reestruturação anunciada nesta quarta-feira, véspera de feriado de Corpus Christi, ocorre menos de uma semana depois da estreia do banco digital como patrocinador do Jornal Nacional.
No mês passado, a companhia também abriu as portas do seu escritório para dezenas de jornalistas e formadores de opinião para a celebração dos seus 10 anos. Com 80 milhões de clientes, o Nubank atingiu lucro líquido de US$ 141,8 milhões no primeiro trimestre.
Atualmente, vale US$ 33 bilhões, mas chegou a ter um valor de mercado superior a US$ 50 bilhões após o IPO, em dezembro de 2021.