ATUALIZADA: A matéria foi atualizada com uma correção na lista fornecida pela própria YC. A Comet tinha se cadastrado erroneamente como empresa brasileira, enquanto a Jestor estava como empresa americana. Já a Comadre tinha ficado de fora da lista.
Entre hoje e amanhã a gigante do Vale do Silício Y Combinator promove o seu 33º Demo Day, evento que ocorre duas vezes por ano. A iniciativa serve como uma vitrine para que as startups aceleradas no programa mais desejado do mercado apresentem seu negócio para centenas de investidores. No final, podem sair com potenciais clientes e uma possível investida.
Nesta edição, das 377 companhias participantes, 12 são brasileiras. É a maior turma de startups do país no evento desde sua criação, em 2005. Geralmente, YC escolhia de duas a 4 companhias tupiniquins por turma. Confira quem vai se apresentar:
1- Pluggy
Por meio de suas APIs, a fintech permite que, a partir do acesso ao histórico financeiro e da análise do comportamento dos clientes, as empresas façam uma oferta customizada de produtos e serviços.
2- Abstra
Startup de programação que oferece ferramentas para a criação de sites e aplicativos, sem a necessidade de contratação de desenvolvedores.
3- Fluke
Operadora virtual de telefonia móvel (MVNO) que aluga redes já constituídas.
4- Portão 3
Traveltech que faz a gestão de viagens corporativas. A startup, sobre a qual você já leu aqui no Startups, espera transacionar mais de R$ 80 milhões em 2021.
5- Datlo
Plataforma de geomarketing e inteligência geográfica na nuvem.
6- Ahazou
Plataforma que oferece serviços de marketing de conteúdo a um preço acessível para microempreendedores da área de beleza.
7- Comadre
Fintech que oferece uma conta digital pensada para famílias.
8- CartX
Plataforma para criação de sites e lojas virtuais.
9- Plug
Plataforma de pagamentos que integra múltiplas conexões a provedores de processamento de pagamentos on-line.
10- Zazos
Plataforma que permite criar softwares de gestão de pessoas.
11- Verde
Agritech que entrega crédito rural.
12- Jestor
Software de gestão para pequenas e médias empresas.
Vale lembrar que, antes do grand finale no Demo Day, as startups participam do programa de aceleração da Y Combinator durante 3 meses e desenvolvem um produto ou serviço inovador. Ao longo desse período, a YC disponibiliza mentores com experiência em diferentes pilares do empreendedorismo, organiza jantares com profissionais da indústria e promove a discussão entre as diferentes empresas participantes.
A aceleradora já contabilizou investimentos em mais de 2,4 mil startups, incluindo marcas mundialmente conhecidas como Airbnb, Coinbase, Dropbox e Rappi.
Em outubro do ano passado, Geoff Ralston, sócio da YC conversou com leitores do Startups e falou sobre como entrar no programa e deu perspectivas sobre o mercado de venture capital. Assista.