A HRtech Tangerino se tornou parte da Sólides em abril deste ano, mas ela continua voando solo. Uma mostra disso é o anúncio de expansão de seu portfólio, que agora vai além das soluções de controle de ponto para incluir recursos como gestão de admissões e o Clube Tangerino, de benefícios para colaboradores.
Segundo o fundador e CEO da Tangerino, Leonardo Barros, o movimento faz parte dos planos da startup em criar uma gestão completa para as necessidades dos departamentos pessoais nas empresas. “Os processos de DP ainda têm muita burocracia em suas etapas, com um ciclo que foi pouco atualizado ao longo dos anos. Com a pandemia, os funcionários de departamento pessoal começaram a sentir mais a necessidade de soluções como a nossa”.
O módulo de admissão otimiza o processo admissional das PMEs de forma digital. “A nossa solução permite a interatividade entre o departamento pessoal e o novo colaborador. Ela descomplica o processo de admissão deixando a jornada linear, sem perder prazos, pular etapas ou documentos”, explica João Paulo Werneck, product owner na HRtech.
Já o Clube Tangerino oferece cupons de descontos diariamente para que os colaboradores fiquem motivados e melhorem os indicadores de turnover. “Nosso objetivo é engajar os colaboradores com vantagens para além do registro correto da jornada de trabalho e melhorar o clima organizacional nas empresas, reduzindo a rotatividade”, destaca João Paulo.
Recentemente, a empresa também lançou outra funcionalidade para gestão de férias, uma solução web e mobile que auxilia empresas e permite que os funcionários solicitem férias e o RH conduza o processo de aprovação de forma digital.
A companhia pretende lançar em breve outras soluções, como serviços financeiros integrados e fluxo de trabalho com contadores. “Muitos DPs, especialmente de PMEs, conduzem suas demandas contábeis com profissionais externos, e isso acaba sendo gerenciado apenas por trocas de email”, explica Leonardo.
Com os novos produtos, a companhia pretende continuar a crescer sua base de clientes – cerca de 10 mil atualmente – e fechar o ano com cerca de 12 mil. “Queremos fechar o ano com 100% de crescimento em número de clientes e receita”, completa Leonardo. No ano passado, a HRtech faturou cerca de R$ 12 milhões.
Para impulsionar estes planos de crescimento e de venda, a máquina da Sólides ajuda a ganhar poder de fogo. Atualmente o Tangerino possui cerca de 200 funcionários, enquanto a empresa-mãe passa dos 500 colaboradores, com uma força de vendas superior. “Temos uma sinergia para a indicação de clientes em potencial e fazer vendas cruzadas. Unindo Sólides e Tangerino, temos uma base de 25 mil empresas atendidas”, avalia o CEO.
Qual a diferença entre o RH e o DP?
Sei que você leu essa pergunta ao som do Rap da Diferença, mas não se trata se um é bonito ou elegante. Contudo, para ajudar a separar as linhas de negócio da Sólides e do Tangerino, Leonardo explica: “O departamento pessoal faz parte do RH, mas ele lida mais com as questões administrativas, como admissões, folha de pagamento, controle de ponto, por exemplo”.
Segundo o CEO, é por isso que a solução Tangerino se mantém separada do Solides, que é mais focado em processos de seleção, treinamentos e demandas mais voltadas à parte de gerenciamento de talentos. “O RH pode abrir um processo de seleção no Sólides e, ao escolher seu contratado, iniciar o processo de admissão no Tangerino“, explica Leonardo.
Comprado em abril por um valor não divulgado, o Tangerino foi a primeira aquisição da Sólides, que se capitalizou no início do ano após um aporte de R$ 530 milhões pela Warburg Pincus. Na época da aquisição, a Sólides chegou a comentar que a marca Tangerino seria mantida, com um “by Sólides” sendo adicionado, mas ainda não está definido se ela será mantida ou descontinuada.
Isto posto, Leonardo afirma que desde a aquisição ambas as companhias vêm trabalhando na criação de sinergias entre as plataformas de cada negócio, e afirma que não faz parte do plano – pelo menos a curto prazo – colocar o Tangerino dentro da plataforma Sólides.
“Serão plataformas separadas, mas cada vez mais integradas, com uma experiência fluída, com logins únicos, e procesos que podem ser rapidamente enviados de uma para outra. Mesmo separadas, queremos quer uma solução one-stop-shop para os RHs”, finaliza o CEO.