IA para o bem

Após aporte, Yolo Bank evolui tecnologia e mira crescimento

Fintech prevê impactar 150 universidades e 2 milhões de estudantes com IA que prevê risco de inadimplência acadêmica e libera descontos de mensalidade

Mauro Yolo, fundador da Yolo Bank
Mauro Yolo, fundador da Yolo Bank | Foto: Divulgação

Em um mercado de fintechs em rápida expansão, a Yolo Bank se destaca ao oferecer soluções que aliviam o bolso dos universitários brasileiros e atendem às necessidades financeiras de estudantes e instituições de ensino. Fundada em 2023, a startup anunciou recentemente sua rodada pré-seed, levantando R$ 3 milhões com a Marathon Ventures. Com esse reforço no caixa, a empresa agora se prepara para o próximo passo: aprimorar seu produto e expandir sua base de clientes de forma significativa.

“Ainda não consigo acreditar que estamos crescendo tão rapidamente”, comenta Mauro Yolo, fundador da Yolo Bank, em entrevista ao Startups. “Lembro quando fechamos nosso primeiro contrato com uma universidade pequena, com cerca de 2 mil estudantes. Hoje já somos parceiros de instituições com mais de 50 mil alunos,” destaca. Em apenas um ano, a conta digital alcançou 720 mil estudantes e firmou parcerias com 76 universidades privadas em 14 estados brasileiros.

A fintech desenvolveu uma inteligência artificial que prevê a inadimplência acadêmica de estudantes universitários, ajudando as instituições a identificar quais alunos poderão arcar com suas mensalidades. Na outra ponta, a Yolo Bank analisa o hábito financeiro de cada aluno e cria descontos personalizados de acordo com sua situação. A empresa facilita a oferta de cashbacks reversos, em vez de financiamentos, oferecendo descontos de até 30% no valor das mensalidades e auxiliando os estudantes a continuarem seus estudos.

A conta digital é voltada para para alunos de instituições privadas em cursos de nível técnico, graduação, pós-graduação, MBA e esportes. “Nosso público-alvo são estudantes com matrícula ativa, principalmente das classes C, D e E, em situação de maior vulnerabilidade financeira”, pontua Mauro. Ele acrescenta que a startup tem presença forte no Norte, Centro-Oeste e Nordeste do país. “Nossa tese está muito mais alinhada com regiões pouco atendidas pelo mercado educacional e financeiro”, explica.

A proposta nasceu da própria experiência do fundador, que, após ser aceito em um MBA internacional, enfrentou dificuldades para obter financiamento bancário e viabilizar seu sonho. Ao perceber que muitos outros estudantes enfrentavam o mesmo desafio, Mauro, engenheiro de software e estudante de economia, decidiu criar uma tecnologia própria, oferecendo soluções sob medida para tornar as mensalidades mais acessíveis e facilitar o acesso à educação. O empreendedor enfatiza que a proposta da Yolo não é se posicionar como uma empresa anti-calote, mas sim como uma solução para ajudar os estudantes a conseguirem pagar suas mensalidades.

Crescimento orgânico

Com a recente captação de recursos, a Yolo Bank planeja investir em tecnologia para aprimorar sua inteligência artificial, visando atender ainda melhor sua base de clientes. Para isso, a startup também expandirá a equipe com novas contratações, fortalecendo o desenvolvimento da plataforma. “O foco é 100% no produto, que é o que realmente dá vazão para tudo”, afirma Mauro.

Ele ressalta que as universidades chegam à Yolo de forma orgânica. “Não investimos em anúncios nem em estratégias de marketing para captar clientes. Nossas redes sociais, inclusive, não são super ativas. Tudo acontece de forma bastante natural, com as universidades descobrindo o produto e nos procurando para fechar contrato,” conta.

A expectativa é que os próximos meses sejam agitados. A Yolo Bank foi escolhida pela Djassi Africa para representar o Brasil e a América Latina no Web Summit Lisboa, como parte do programa Afropreneurs Europa Fellowship. A iniciativa visa acelerar e empoderar inovadores negros na construção de negócios globais que utilizam a tecnologia para resolver os maiores desafios do mundo.

De 11 a 14 de novembro, o Web Summit Lisboa espera reunir mais de 70 mil pessoas de 160 países. A Yolo Bank terá um estande dedicado às suas soluções, além de participar de uma imersão de 10 semanas do programa de aceleração internacional da Djassi Africa. “É uma oportunidade emocionante, pois teremos acesso a uma comunidade internacional que, normalmente, as startups – principalmente as brasileiras, não conseguem acessar”, diz Mauro.

Em paralelo, a Yolo Bank prevê um aumento na demanda durante o período de processos seletivos, vestibulares e matrículas nas universidades. “É uma época em que os estudantes buscam instituições de ensino superior e alternativas para ingressar na faculdade sem comprometer suas finanças. Esse é um momento essencial para a Yolo divulgar seus serviços,” observa Mauro.

Com esses avanços, a fintech projeta aumentar o número de parcerias, passando de 76 para 150 universidades privadas no próximo ano, além de ampliar sua base de estudantes, de 720 mil para cerca de 2 milhões.

“Trabalhar em um país onde a diversidade cultural tem um forte impacto, especialmente no contexto financeiro da população, é um grande desafio. Por isso, estamos investindo muito em tecnologia e na plataforma para nos adaptarmos às demandas e à essa realidade”, conclui Mauro.