Dez anos depois de sua fundação nos Estados Unidos, a Draiver anuncia a sua chegada no mercado brasileiro. Em meio a esforços de expansão global, a companhia quer ocupar o mercado nacional com seus serviços de logística e entrega de veículos para empresas e indústrias.
Além do Brasil, o movimento de expansão na América Latina também foca o mercado mexicano com a oferta da plataforma completa de serviços da startup. Até então, segundo destacou a companhia em nota, o conjunto completo de serviços era disponibilizado para cidades dos EUA e Canadá.
Com a proposta de otimizar o delivery de veículos sob demanda, a plataforma da Draiver combina um SaaS com inteligência embarcada, que organiza as demandas, rotas e transações, a uma rede de motoristas parceiros e independentes que atua na ponta final da logística.
Na operação americana, a empresa obteve receita de US$ 40 milhões no ano passado, com média de 6 mil carros entregues diariamente em 70 cidades, por meio de 20 mil motoristas segurados.
Os clientes incluem frotas globais e empresas de aluguel, fornecedores de sistemas e componentes, grandes grupos automotivos e empresas de pequeno porte.
“Nos EUA, as empresas de delivery de veículos transportam 250 milhões de unidades por ano, em um setor que carece de transparência e eficiência da logística de veículos, motoristas e rotas utilizadas. Por isso, focamos nossas soluções em minimizar esses riscos, obtendo um índice de 99,9% de viagens sem percalços em mais de 1,2 milhão de viagens realizadas”, destaca Zarif Haque, CEO da Draiver, em nota.
Quanto às expectativas para o mercado brasileiro, a startup quer endereçar uma demanda das empresas que é avaliada em cerca de US$ 1,3 bilhão. De acordo com estimativa da Draiver, há aproximadamente 45 milhões de veículos que são movimentados pelo menos seis vezes por ano entre as empresas de compra e aluguel de veículos, além de marketplaces, outro foco da empresa no país.
“Hoje as concessionárias e locadoras, por exemplo, têm uma alta demanda para as movimentações de seus veículos e certa dificuldade de realizar esta logística de maneira eficiente. Como nossa solução se utiliza de inteligência artificial e geolocalização de motoristas parceiros, buscamos otimizar o serviço e atender às necessidades dessas empresas que atuam, cada vez mais, em grande escala”, completa Zarif.