
Boa parte dos cuidados com a saúde oral no Brasil, como limpezas e clareamentos, ainda acontece no consultório odontológico. Mas uma dupla de suíços quer mudar esse cenário e democratizar o acesso a um sorriso mais bonito, oferecendo produtos de qualidade profissional para serem usados em casa.
David Wiprächtiger e Luca Ernst lançaram a oiwhite em agosto de 2024, com foco inicial em produtos para clareamento dental, como canetas e fitas clareadoras à base de PAP (ácido ftalimidoperoxicapróico), uma substância mais suave para o esmalte dentário e para as gengivas do que o peróxido.
Agora, a empresa acaba de levantar uma rodada pré-seed de R$ 5 milhões para acelerar seus canais diretos ao consumidor, ampliar o marketing e expandir o portfólio de produtos. A estratégia mira consolidar a marca em uma categoria que movimentou mais de R$ 8 bilhões no país em 2025 e que cresce impulsionada pelo interesse cada vez maior dos brasileiros em produtos de saúde oral.
Entre as novidades que serão apresentadas ao mercado após o aporte está a pasta de dente da oiwhite, prevista ser lançada no dia 5 de janeiro de 2026. Os fundadores querem trazer ao mercado brasileiro novas opções de sabores, o que já possui boa aceitação em países como Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.
O novo aporte, feito por investidores privados, se soma ao investimento anjo inicial de R$ 1,7 milhão liderado por um family office suíço, totalizando R$ 6,7 milhões já captados pela empresa.
A ideia de lançar a empresa surgiu da experiência prévia dos fundadores no mercado financeiro e da percepção de que o Brasil oferecia uma oportunidade única no segmento de oral care.
“Trabalhei em private equity avaliando empresas de médio porte, e uma delas era do setor dental, que vendia máquinas para o Brasil. Foi quando percebi o tamanho do mercado e a falta de inovação no consumo”, conta David Wiprächtiger, cofundador da oiwhite. “Nos EUA e em outros países da Europa, por exemplo, o clareamento dental em casa é muito comum. Aqui, ainda é visto como algo que depende do consultório. Acreditamos que dava para mudar isso.”
Seu sócio, Luca Ernst, compartilha trajetória semelhante. Ambos se conheceram em 2018 na University of St. Gallen (HSG), na Suíça, onde estudaram Banking & Finance. Luca chegou a estudar na FGV e, depois de passar a pandemia entre Brasil e Suíça, iniciou carreira em investment banking. Em 2023, ao receber a visita de David no Brasil, a conversa sobre empreender no país ganhou força.
“Queríamos criar uma marca brasileira, vibrante, conectada com a cultura e com o consumidor local. O público jovem, especialmente da geração Z, está aberto a novidades, mas não havia marcas fortes focadas nesse grupo no oral care. Nossa ideia era ser o equivalete à Sallve desse segmento”, conta.
A comunicação com o público jovem acontece principalmente por meio do TikTok, plataforma que concentra grande parte das vendas dos produtos da oiwhite na internet e que, segundo os fundadores, “mudou o jogo” para a empresa no Brasil.
A oiwhite foi lançada como uma das marcas piloto no dia de abertura da TikTok Shop no Brasil, em 8 de maio, e desde então aumentou suas vendas em cerca de 60% mês a mês na plataforma. Para Luca, isso evidencia o “enorme potencial do social commerce”.
Apesar da importância das vendas online, a oiwhite também está apostando em pontos físicos, com parcerias com as redes de farmácias Panvel, Drogaria Loretta e Carrefour. A startup também está em processo de aprovação em grandes redes, como Drogarias São Paulo (DPSP), Pague Menos, São João, Moderna e Venancio.