Briza Rocha Bueno, diretora geral do AliExpress no Brasil | Foto: divulgação
Briza Rocha Bueno, diretora geral do AliExpress no Brasil | Foto: divulgação

Você lembra das compras coletivas, de reunir um número grande pessoas para obter o melhor preço para um determinado produto? O AliExpress também lembra dele, e para seu maior evento de venda do ano – o 11.11 – a gigante chinesa do e-commerce quer reviver essa moda no Brasil, com uma pitada de social commerce.

Para o seu equivalente da Black Friday, a gigante chinesa anunciou para o Brasil o Group Buy, feature em que usuários podem convidar amigos para formar grupos, e quanto maior o tamanho do grupo, obter descontos que podem chegar a 90%

Segundo destacou a diretora geral do AliExpress no Brasil, Briza Rocha Bueno, apesar do Group Buy existir em outros mercados há mais de 3 anos, a companhia decidiu trazê-la este ano para o Brasil, depois de afinar a ferramenta para entregar uma experiência de compra melhor.

“Analisamos como entregar o Group Buy para o consumidor brasileiro da melhor forma, a fim de entregar resultado tanto para quem compra quanto para nós. É uma vantagem pro usuário com o desconto, e para a plataforma com mais tráfego e mais pessoas conhecendo nossas ofertas”, explica.

Aliás, para fazer mais pessoas conhecerem (e se interessarem) pelo Group Buy, a varejista teve uma sacada. Para a campanha do 11.11, o lema é convencer os consumidores a convidarem amigos, e até mesmo os inimigos, para comprar junto. Ilustrando essa ideia, estão os lutadores Acelino “Popó” Freitas e Wanderley Silva, assim como outros nomes envolvidos na briga generalizada que ocorreu em um evento de MMA no mês passado.

Acelino "Popó" Freitas e Wanderley Silva em campanha do AliExpress | Foto: reprodução
Acelino “Popó” Freitas e Wanderley Silva em campanha do AliExpress | Foto: reprodução

“É uma iniciativa única, e queremos chamar em peso o público para aproveitar”, disse a executiva, sem entrar em detalhes sobre o quanto a companhia quer movimentar no seu 11.11. Globalmente, a data movimentou US$ 203 bilhões no ano passado, com o Brasil ficando no Top 5 de mercados consumidores.

Test and learn

Tanto a ideia de social commerce quanto de compras coletivas são interessantes, mas a gente sabe que empresas já tentaram emplacá-las no Brasil e não viveram para contar a história. Nomes como Peixe Urbano (compras coletivas) e Facily (social commerce) tentaram e não conseguiram se manter.

Contudo, para a diretora do AliExpress no Brasil, vale tentar mais uma vez, e confia na sua tecnologia para fazer funcionar. “Faz parte da visão do AliExpress o ‘test and learn’. Trazer o Group Buy para essa data é um grande teste para ver como o Brasil abraça essa ideia”, pontua.

De acordo com Briza, dependendo dos resultados obtidos com o Group Buy no 11.11, a empresa não descarta fazer o recurso ser algo permanente na estratégia de vendas do site.

“Se não der tanto resultado, a gente continua testando outras formas de engajar. Mas sabemos que o brasileiro é um usuário bastante social e gosta de grandes descontos. Então acreditamos que possa entregar o resultado esperado”, finaliza a executiva.