Depois de meses de trocas de acusações na disputa pela presidência da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a chapa Founders2Founders, apoiada pela atual presidente da entidade, Ingrid Barth, foi escolhida para liderar a instituição pelos próximos dois anos. O novo presidente será Lindomar Góes, fundador da Proesc.
A chapa conta ainda com Camila Florentino, fundadora da Startup Celebrar, como vice-presidente, e Waldir Junior, CEO da Startup Tributei, como CFO. Eles assumirão o comando da associação a partir de 2025.
Segundo a Abstartups, a eleição contou com um total de 14 votos válidos – menos de 3% do total de 500 associados que estavam aptos para votar. A eleição foi conduzida e auditada pelo escritório Machado Meyer.
A chapa de oposição, lançada pelo Movimento De Startups Para Startups (DSPS), que trouxe o empreendedor Vinny Machado como candidato à presidência, recebeu 6 votos válidos. Já a chapa Founders2Founders, de Lindomar, recebeu 8 votos válidos.
A associação ressaltou que houve mais de 14 pessoas na votação. No entanto, alguns votos não foram contabilizados, pois não cumpriram com um ou mais dos requisitos: Estar associado há mais de um ano; fazer parte dos planos growth e impact; estar em dia com a mensalidade; apresentar documento que ateste que a pessoa votante representa a startup.
As eleições aconteceram na manhã desta quinta-feira (31/10). A primeira chamada foi feita às 9h, mas não teve quórum. A votação ocorreu após a segunda convocação.
Propostas para a Abstartups
A Founders2Founders divulgou o seu plano, destacando o objetivo de “transformar o Brasil na maior potência mundial de startups”. A chapa se compromete a promover um ambiente de inovação, incentivo ao empreendedorismo, acesso ao capital e uma sólida infraestrutura de apoio ao crescimento de novas empresas tecnológicas.
O documento é estruturado em 10 eixos estratégicos: startups, ecossistemas, governos, empresas, talentos, investimento, internacionalização, academia, diversidade e governança. Entre as metas, a chapa propõe oferecer suporte, capacitação e recursos para transformar ideias em negócios de sucesso e desenvolver ecossistemas regionais de inovação em todo o Brasil.
Outros objetivos incluem reduzir barreiras burocráticas, facilitar o acesso a capital e incentivar a colaboração entre startups e grandes empresas. A chapa destaca a importância de formar uma nova geração de empreendedores capacitados, conectar o Brasil ao ecossistema global de inovação e promover um ambiente inclusivo e diverso.
Para isso, a Founders2Founders se compromete a realizar um levantamento para identificar as principais dificuldades e necessidades das startups associadas, além de apoiar a criação de hubs regionais em parceria com governos estaduais e municipais, incubadoras e aceleradoras para fortalecer startups locais.
A chapa também propõe discutir um novo marco regulatório das startups com o governo federal para garantir um ambiente de negócios mais ágil e menos burocrático. Outras iniciativas incluem a implantação de políticas de incentivos fiscais, criação de um fundo de capital de risco nacional para fomentar startups inovadoras e fomento da cultura empreendedora nas universidades.
Além disso, a Founders2Founders promete propor a criação de comitê de apoio a mulheres, pessoas negras, indígenas e pessoas LGBTQIA+ no empreendedorismo, desenvolver um planejamento estratégico para os próximos dois anos da Abstartups e criar um plano de ação para ampliar as fontes de receita da associação.