A BYJU’S, edtech fundada em 2011 na Índia, completa este mês 2 anos de operação no Brasil, com motivos de sobra para comemorar. Desde sua chegada por aqui, sob comando de Fernando Prado, fundador e ex-presidente da ClickBus, a startup já deu mais de 630 mil horas de aulas de programação e música voltadas a crianças de 6 a 15 anos.
A companhia também afirma que mais de 180 mil crianças já passaram pelos cursos oferecidos pela plataforma. Estima-se que os participantes do curso de programação da BYJU’S tenham desenvolvido, até o momento, mais de 11 milhões de linhas de código.
Agora, a edtech que promete ensinar skills do futuro, por meio de um método de ensino desenvolvido e aprimorado pelo educador indiano Byju Raveendran, anuncia a chegada de um novo curso ao mercado brasileiro: o de inglês. Por meio de aprendizado lúdico e intuitivo, o aluno pode acompanhar quizzes e projetos, e verificar aulas pendentes e futuras.
A BYJU’S também está trazendo ao Brasil a Great Learning, empresa que faz parte de sua holding e cuja primeira ação será o curso Machine Learning and Data Science, com conteúdo desenvolvido pelo MIT.
E as novidades não param por aí. A edtech anuncia ainda o início de suas operações em Portugal, cujos cursos serão dados pelas professoras parceiras do Brasil, que atualmente somam pouco mais de 70.
“Estamos animados com esses novos produtos e desafios. Em 2 anos de operação já aprendemos muito sobre o mercado brasileiro e estamos confiantes que esses lançamentos serão bem recebidos por aqui. Além disso, o desafio de liderar a operação em Portugal reforça o bom trabalho desenvolvido por aqui”, diz Fernando, em nota.
Rodada pré-IPO
Enquanto o planejado IPO da Aakash não rola – unidade de ensino físico comprada pela BYJU’s em 2021 – a empresa pretende levantar até US$ 250 milhões por meio de notas conversíveis, pela sua subsidiária antes da planejada listagem pública.
Segundo fontes relataram à Bloomberg, a Aakash emitirá notas que serão convertidas em ações com um desconto de 20% em relação ao preço de listagem da rede de treinamento off-line. Espera-se que a rodada também conte com a participação de alguns dos investidores existentes na BYJU’S.
O plano da edtech indiana é levantar de US$ 800 milhões a US$ 1 bilhão com o IPO, avaliando a Aakash em cerca de US$ 3,5 bilhões.