A Coursera, plataforma de educação online, anunciou esta semana novas iniciativas para atender melhor às necessidades de alunos e instituições no Brasil e continuar a crescer por aqui. O país é o segundo maior mercado da startup na América Latina, com 5,2 milhões de inscrições na plataforma, e o quarto maior globalmente.
Os esforços incluem a disponibilidade de 4 mil cursos, antes somente em inglês, agora traduzidos por IA para o português, como “The Science of Well-Being” (da Universidade de Yal) e “AI for Everyone” (da DeepLearning.AI). A Coursera também expande sua presença no país para atender mais de 110 clientes empresariais, incluindo Porto Seguro, BRF, CPQD, Universidade Federal de Minas Gerais e muitos outros.
Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (18), o CEO da Coursera, Jeff Maggioncalda revelou ao Startups que os novos movimentos devem ajudar a companhia a crescer 25% no Brasil no próximo ano. “Ao quebrar as barreiras linguísticas (inglês-português) com as novas iniciativas, os alunos no Brasil ganham acesso sem precedentes aos melhores educadores do mundo para desenvolver habilidades para o futuro digital”, afirmou Jeff.
Quem também está na missão de ampliar as oportunidades para alunos brasileiros na economia digital junto à Coursera é o seu parceiro Google. Na plataforma da edtech, o Google oferece certificados de carreira projetados para preparar alunos com habilidades práticas para o trabalho. Atualmente são cinco certificados disponíveis em português: Suporte de TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos, Design de Experiência do Usuário (UX) e Marketing Digital e Comércio Eletrônico, este último lançado na metade deste ano.
Desde junho de 2022, o Google já disponibilizou mais de 150 mil bolsas de estudo no Brasil. Ainda durante a coletiva, Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil, anunciou que, das bolsas divulgadas no início deste ano, cerca de 10 mil ainda estão abertas e os futuros alunos podem se inscrever neste link.
Aproveitando o embalo das novidades, a Coursera também está disponibilizando acesso gratuito aos cinco cursos mais populares do Brasil para que qualquer aluno possa experimentar o catálogo do idioma local.
Novos recursos de IA no Brasil
Agora, os alunos da Coursera no Brasil também poderão desfrutar de ainda mais recursos de inteligência artificial nos cursos da plataforma. O Coursera Coach (beta) Coursera Plus subscribers, por exemplo, é um assistente de aprendizagem virtual generativo alimentado por IA que fornece feedback personalizado, responde a perguntas e resume palestras e recursos em vídeo.
Já o Plug-in Coursera ChatGPT fornece descoberta personalizada aprimorada em todo o catálogo da Coursera, permitindo que os usuários do GPT-4 obtenham rapidamente recomendações de conteúdo e credenciais para ajudá-los a desenvolver habilidades em um determinado assunto ou área de carreira.
Por fim, e atualmente em testes com clientes selecionados, o Course Builder Coursera é uma ferramenta de criação de cursos com tecnologia de IA com base em instruções em linguagem natural de autores humanos. A solução gera conteúdo automaticamente, incluindo estrutura do curso, descrições, leituras, tarefas e glossários.