Depois de seis anos trabalhando no Google, Bruno Delfino decidiu pedir demissão para empreender na área de educação. Motivado por sua experiência e paixão pelo storytelling – contar histórias que ajudam a humanizar a marca – e desejo de aprimorar o ensino de jovens, fundou, este ano, a Desígnio.
De olho no público adolescente, de 12 a 17 anos, a edtech tem como propósito desenvolver soft skills de jovens, unindo educação e entretenimento. A startup oferece cursos online voltados ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com o objetivo de complementar a atuação do sistema de ensino tradicional.
A aposta da Desígnio para se diferenciar está no formato do ensino proposto, com aulas curtas e professores que falam a mesma linguagem dos jovens. “Optamos por uma linguagem mais humana e verdadeira, que se conecta com essa geração. Queremos oferecer uma forma de aprender que seja leve, divertida e comprometida ao mesmo tempo”, afirma Bruno em conversa com o Startups.
Segundo ele, os professores são escolhidos a dedo por sua história e expertise relacionadas ao assunto que estão ensinando. Durante o curso, a história do professor e as situações que ele enfrentou permeiam todo o conteúdo, facilitando a troca de experiência e proximidade com os alunos. “Como venho dessa área de storytelling do Google, sei do poder das histórias. Elas têm um poder muito maior de memorização do que dados, por exemplo”, garante.
Primeiros passos
O negócio da Desígnio está bem no início (alô, investidores!) e a expectativa de Bruno para o primeiro ano de operação é lançar mais três ou quatro cursos na plataforma e atingir 10 mil alunos.
Os três primeiros cursos disponibilizados são: “Construindo o seu futuro”, com aulas ministradas pelo próprio fundador; “Criatividade”, pela dupla Femingos, das irmãs Fernanda e Amanda Longoni, autoras do livro Despertar Criativo e donas do canal Femingos no YouTube; e “Comunicação e oratória”, pelo ator, diretor, roteirista e professor Denis Antunes.
Cada curso pode ser adquirido separadamente por R$ 297, podendo ser parcelados em até 10 vezes. Aqui, Bruno usa a estratégia do leve mais e pague menos. Então, na compra de dois cursos, por exemplo, é dado 10% de desconto. Ao levar três cursos, o desconto é de 20%. Tanto a plataforma EAD como o sistema de pagamento são disponibilizados pela startup parceira Ensinio. Ela também fica responsável por toda parte de gerenciamento dos cursos, módulos, comentários, etc.
“Por ser parte da primeira geração a crescer com capilaridade de internet, o jovem consome muito conteúdo online, mas tem dificuldade para selecionar informação de qualidade. A Desígnio oferece autoridade, confiança e simplicidade para fazer essa curadoria e ajudar essa geração a ter um melhor aproveitamento do tempo no mundo digital”, conclui Bruno.