Edtech

Startup de idiomas vira unicórnio com apoio da OpenAI

Fundada na Califórnia, a Speak usa IA para ajudar os estudantes a se tornarem mais fluentes na comunicação em outro idioma

Os fundadores da Speak: Connor Zwick (CEO) e Andrew Hsu (CTO). Foto: Divulgação/Speaker
Os fundadores da Speak: Connor Zwick (CEO) e Andrew Hsu (CTO). Foto: Divulgação/Speaker

A startup de idiomas Speak, com sede em São Francisco, na Califórnia, atingiu o valuation de US$ 1 bilhão após captar uma rodada Série C de US$ 78 milhões. O investimento foi liderado pela firma de venture capital norte-americana Accel e contou com a participação de investidores que já apoiavam a startup, como a OpenAI, Khosla Ventures e Y Combinator.

Fundada em 2016 por Connor Zwick (CEO) e Andrew Hsu (CTO), a Speak nasceu com a missão de ajudar mais pessoas a se tornarem fluentes em novos idiomas, começando pelo inglês. Em 2023, a startup iniciou a sua expansão internacional, e agora está presente em mais de 20 países, incluindo Japão, Taiwan, Alemanha, França, Brasil e México.

Essa foi a segunda captação da Speak neste ano. Até o momento, a startup já levantou US$ 162 milhões. Em 2023, a OpenAI, por meio do seu Startup Fund, também havia participado de uma rodada Série B de US$ 16 milhões da edtech, liderada pelo Lachy Groom.

Um dos diferenciais da Speak em relação a outros aplicativos de idiomas, como o Duolingo, por exemplo, é o foco no desenvolvimento da comunicação em voz alta dos estudantes no novo idioma. Usando IA, a startup gera conversas de áudio e ouve as respostas dos usuários para tornar seu idioma mais fluente.

“Projetamos um avanço na fluência falada, combinando nosso método de aprendizagem proprietário com IA avançada que se adapta às necessidades de cada usuário, tornando a verdadeira fluência acessível a muito mais pessoas. Até agora, neste ano, os usuários já falaram mais de um bilhão de frases com o Speak. E em 2025, pretendemos levar o Speak a muitos, muitos mais países”, informou Connor Zwick, por meio de nota publicada em no blog da empresa.